PADRE MARCOS| CMAS se reúne para deliberar sobre recursos e ações socioassistenciais no período de pandemia do Covid-19

26/06/2020

A Secretária Municipal de Assistência Social – Maria Lucicleide da Silva Dias, solicitou uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social com o objetivo de apresentar o balancete da Secretaria Municipal de Assistência Social referente ao mês de abril do corrente ano, o Plano Municipal de Contingência  contra o Novo Coronavirus da Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos e o planejamento para aplicação dos recursos federais oriundos das portarias nº 369 de 29 de abril de 2020 e nº378 de 07 de maio de 2020.

Inicialmente o presidente do CMAS deu as boas-vindas e apresentou a balancete do Fundo Municipal de Assistência Social, enfatizando sobre as receitas e despesas do mês de abril de 2020. Os membros do CMAS deram sinal favorável, indicando a aprovação da prestação de contas do mês citado.

A Secretaria Municipal junto com Profissional representando a Vigilância Socioassistencial apresentou toda a estrutura do Plano Municipal de Contingência  contra o Novo Coronavirus da Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos, dando mais ênfase sobre a execução dos serviços, programas e benefícios socioassistencial no âmbito do município de Padre Marcos nesse período de pandemia do covid-19.O plano foi aprovado por unanimidade pelos membros, sem ressalvas.

Ainda foi demostrado pela Gestora o plano de ação para compra de Equipamento de Proteção Individual para os Profissionais da Assistência Social no período de três meses, conforme o Recurso Federal recebido no dia 12 de maio de 2020, preconizado pela Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020.

Demostrou também o planejamento da ações a serem custeadas com  repasse do recurso extraordinário do cofinanciamento federal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais no município de Padre Marcos devido à situação de Emergência em Saúde Pública decorrente do COVID-19, conforme Portaria nº 378, de 7 de maio de 2020.

O momento pede planejamento, principalmente para garantir o processo de fortalecimento dos serviços e programas socioassistencial a fim de assegurar atendimento à população, relatou a conselheira Josefa pedrinha.

Os membros do CMAS se posicionaram, e relataram estarem satisfeito pelo trabalho de transparência na execução das ações e de recursos financeiros da assistência social.

em 06 de junho de 2020