Prefeitura de Padre Marcos protocola Ação Anulatória de decisão do TCE na distribuição do ICMS 2023

10/02/2023

Uma comitiva de prefeitos de cidades na região de Picos, estiveram nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), onde se reuniram com o conselheiro-relator, Jackson Veras, para tratar sobre a distribuição do produto do ICMS para o ano de 2023.

Dentre os gestores, estava o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, que por entender que o munícipio está sendo prejudicado, com perda de recursos, questionou a decisão plenária do TCE, ocorrida no último dia 26 de janeiro, que trata da distribuição do ICMS.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, protocolou no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e no Tribunal de Justiça, um Embargo de Declaração e uma Ação Anulatória da decisão, por considerar que o município está sendo lesado, na forma de distribuição dos recursos do ICMS 2023.

Conforme a tabela comparativa do índice do ICMS (Decisão TCE x Nova Lei), o munícipio de Padre Marcos teve -45,73% de diferença no percentual, um valor a menos em torno de 300 mil reais em cada pasta (Saúde e Educação).

O prefeito Valdinar Silva, explicou que a Prefeitura deu entrada em uma ação anulatória da decisão do TCE, porque Padre Marcos vai perder recursos.

“O ICMS Saúde que vem dos encargos do Previne Brasil e o ICMS Educação proveniente de indicadores como o Ideb, mediante lei aprovada em 2020, concede uma complementação de recursos da União, aos quais alguns munícipios foram contemplados com um recursos real, a partir desse mês de fevereiro, mas o TCE votou para permanecer os mesmos índices de 2022, para 2023. Então os recursos a mais que a gente ia receber para Educação e Saúde, a gente faz é perder, por isso, nos reunimos com o TCE, para buscar reverter e estamos impetrando uma ação anulatória da decisão”, relatou.