Padre Marcos é reconhecida novamente no Mapa do Turismo brasileiro

17/07/2023

Padre Marcos prossegue, no Mapa do Turismo Brasileiro. O Município, foi novamente  certificado no Programa de Regionalização do Turismo e dos seus Interlocutores Estaduais, que o reconhece e oficializa como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para alcançar a certificação, a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo desenvolveu políticas públicas relacionadas ao turismo, visando a gestão, estruturação e promoção do turismo na cidade.

O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orienta com indicações de necessidades de investimentos e ações para o fomento do turismo nas regiões.

Com a renovação do município no Mapa do Turismo,  a cidade de Padre Marcos segue desenvolvendo ações para expandir seus potenciais turísticos, e apresentar os projetos municipais para garantir recursos oriundos do Ministério.

O município, que é o Berço da Educação Piauiense, com dinâmica e o empenho da gestão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo conseguiu obter a renovação do reconhecimento legal a nível nacional e com isso seguir desenvolvendo ações com foco na construção do Museu do Padre Marcos de Araújo Costa para alavancar o turismo no município.

O prefeito, José Valdinar da Silva, destacou a importância do município integrar o Mapa do Turismo. “Sermos reconhecido novamente com este certificado é uma grande conquista, uma vez que a nossa cidade, também conhecida como ‘Terra da Boa Esperança, é o Berço da Educação do Piauí, por ter sido aqui a primeira escola. Então permanecermos na rota do turismo, é muito importante para que continuemos trabalhando para resgatar a história da cidade, além de fazer com que o município seja beneficiado diretamente com ações e recursos”, disse.

O gestor enfatizou que estar no Mapa torna possível ao município colaborar com o desenvolvimento do turismo local. “Temos o Santuário Boa Esperança, o Marco e sonhamos com a construção do Museu do Padre Marcos de Araújo Costa, que vai contar a história do munícipio”, finalizou Valdinar.

A secretária de Cultura e Turismo, Linnara Emily Benedito Moura disse que é motivo de grande alegria a renovação da certificação do município de Padre Marcos no Mapa do Turismo Brasileiro.

Ela afirmou ainda, que a conquista é fruto do empenho de uma equipe liderada pelo prefeito Valdinar, que não mede esforços para garantir o desempenho positivo do município em todas as suas áreas. “Estamos confiantes no potencial turístico do nosso município e nas oportunidades que essa renovação da certificação poderá nos proporcionar. O município de Padre Marcos está de parabéns e, é uma grande honra fazer parte da construção dessa história”, destacou a secretária.