Em Padre Marcos, Prefeitura e Saúde viabilizam realização de exames em Picos contra o câncer de mama e de colo do útero

27/11/2017
Rede Brasil

Além dos exames realizados em Picos, a Prefeitura, através da Saúde Municipal, vai promover um mutirão na sede do município com 700 exames de ultrassonografia, e 300 na localidade Riacho do Padre, para homens e mulheres acima dos 40 anos de idade.

em 27 de novembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde, conduzida pela secretária Maria Lúcia da Silva, segue nesta última etapa do ano realizando ações alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul, no combate, prevenção e identificação ao câncer de mama e câncer do colo do útero em mulher, e no câncer de próstata nos homens.

Sabendo que o diagnóstico precoce é decisivo na luta contra esta terrível doença, além de palestras e diversas orientações oferecidas ao público durante o mês de outubro e novembro, a gestão está viabilizando a realização de exames preventivos, como a mamografia e ultrassonografia, no município de Picos.

Em dois finais de semana, já foram levadas à Picos cerca de 90 senhoras para realização de exames, tudo custeado pela Prefeitura Municipal de Padre Marcos, desde o deslocamento até a alimentação.

Além destas, serão realizados 1000 exames através de um mutirão, sendo 700 destinado a sede e demais localidades, e 300 no povoado Riacho do Padre, local onde o mutirão já está programado para o dia 8 de dezembro; tudo destinado ao público local de homens e mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Neste ano, antes da realização dos exames, o município registrou cerca de cinco casos de câncer de mama, um de colo de útero e dois de próstata, estando todos os pacientes em tratamento na capital Teresina, com o apoio da gestão.

Segundo afirmou o prefeito Valdinar Silva, em entrevista ao Piauí em Foco, a campanha seguirá também no ano de 2018, sendo esta uma das grandes preocupações da Saúde municipal.

“Sabemos que se diagnosticado precocemente, a chance de cura destes tipos de cânceres cresce entre 80% e 100%. A Secretaria de Saúde está engajada neste sentido e vamos passar o ano de 2017 concluindo a campanha e o ano de 2018 também seguindo esta campanha, para que a gente possa cuidar bem dos nossos homens e mulher a partir dos 40 anos de idade”, finalizou o prefeito Valdinar.