Em Padre Marcos, 97 pessoas foram monitoradas durante o período de quarentena e Saúde vai “fechar” entradas da cidade

13/05/2020

Diante da confirmação de mais casos de pessoas contaminadas pelo COVID-19 em municípios da região e a perspectiva de aumento em todo o Estado pelos próximos 15 dias, a Prefeitura de Padre Marcos vai intensificar e endurecer ainda mais as medidas de prevenção ao coronavírus no âmbito do município.

A partir desta terça-feira, 05, e pelos próximos 15 dias, serão montadas barreiras sanitárias serão realizadas nas entradas da cidade, nos sentidos Belém/Jaicós e Francisco Macedo. Segundo informou a secretária de Administração, Thuanny Mikaella, profissionais de Saúde irão realizar abordagens no período de 8 às 17 horas, e a partir das 18 horas, a prioridade de acesso e circulação na cidade será para pessoas do próprio município ou visitantes em caso de urgência e emergência.

Nas barreiras, as pessoas também serão orientadas para a obrigatoriedade da utilização da máscara, dentre outras medidas contra a COVID-19. O município de Padre Marcos ainda não possui nenhum caso notificado e o objetivo dessas novas medidas é manter o município livre do vírus. O trabalho será realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e contará com o apoio da Polícia Militar.

Além das barreiras, diversas outras ações estão sendo realizadas pelo Governo Municipal, por meio do Comitê de Gestão de Crise, envolvendo todos os órgãos da administração. No município, no período de 18 de março a 03 de maio, a vigilância sanitária também notificou, orientou e monitorou 97 pessoas do município e que estavam fora, a cumprirem a quarentena após chegarem ao município de Padre Marcos vindas de áreas de risco como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a fim de evitar que essas pessoas sejam possíveis vetores de transmissão do vírus.

A Prefeitura de Padre Marcos pede o apoio da população, informando sobre a chegada de pessoas no município, sobretudo, de áreas consideradas de risco, para que as equipes de Saúde possam orientar e ajudar essas pessoas e suas famílias a se resguardarem em casa. Para isso, o município disponibilizou telefones para contato: prefeito Valdinar – (89) 98102 7266; Secretária de Saúde, Maria Lúcia – (89) 98117 9124; secretária de Administração, Thuanny Mikaella – (89) 98122-8017; Polícia Militar – whatsapp (89) 89 9416-5088 e (89) 98101 3250.

Equipes também têm visitado os estabelecimentos comerciais da cidade, orientando sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus. A desinfecção de estabelecimentos de saúde vem sendo feito constantemente por uma equipe de limpeza, a fim diminuir o risco de transmissão. Dentro do hospital, o município está preparando e equipando uma sala para acolhimento de pacientes com sintomas de coronavírus.

Até esta segunda-feira, 04 de maio, o município de Padre Marcos ainda não teve nenhum caso notificado.