Notícias

Centro de Atendimento Especializado Multiprofissional é apresentado para pais atípicos em reunião

09/08/2024

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizou na noite desta segunda-feira, 05 de agosto, uma reunião com pais atípicos para apresentar o Centro de Atendimento Especializado Multiprofissional.  

O evento aconteceu na Câmara Municipal reunindo além dos pais, profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A iniciativa marca o início das atividades no Centro.  

O Centro Especializado de Atendimento Multiprofissional, inaugurado há um mês, vai atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH), o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outros. 

A reunião foi conduzida pelo psicólogo e coordenador do Centro, Bruno Dias e a assistente social Marielle Matos, que estão atuando à frente do Centro. Eles repassaram para os pais sobre os atendimentos no espaço.  

O coordenador Bruno Dias, apresentou todo funcionamento do espaço, repassando aos pais desde todo o projeto, o que é, como surgiu a iniciativa, quem compõem a equipe, os objetivos, o público-alvo, o espaço, os critérios, documentação, entre outros.  

De acordo com Bruno, o Centro é um ambulatório de média complexidade que vai prestar atendimento qualificado e humanizado, garantindo a atenção integral á saúde da pessoa com deficiência ou com transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem, bem como orientação aos seus cuidadores e familiares por meio de diversas ações.   

O serviço vai atender pessoas que residem no município, que já passaram por algum serviço de reabilitação ou não, que necessitam de continuidade no cuidado para a minimização dos prejuízos e potencialização das habilidades, através de suporte e intervenções da equipe multidisciplinar.    

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_9513-1-1024x682.jpg

Também foi apresentada toda equipe multidisciplinar que vai atuar no espaço, que além do psicólogo Bruno Dias e a assistente social Marielle Matos, é formada também pela terapêutica ocupacional Évila Soares, fonoaudióloga Rafaella Leal, fisioterapeuta Ilana Almeida, psicopedagoga Lucimar Carvalho, nutricionista Iana Mércia e as recepcionistas Nahyle Stefani e Açucena Evellyn.  

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, relatou sobre trabalho realizado pela pasta para atender as crianças atípicas, os desafios enfrentados e superados para montar o espaço e destacou sua alegria pela abertura do Centro.

“Estou extremamente feliz e emocionado, porque de fato é a concretização de um sonho. Já vínhamos a bastante tempo sonhando com isso, foram várias reuniões, conversas e finalmente esse momento chegou, o de iniciar os atendimentos no Centro, que está totalmente equipado não só com recursos pedagógicos, mas com recursos humanos, com profissionais habilitados que irão trabalhar e sem dúvidas, levar o melhor da vivência e experiência para essas crianças atípicas”. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_9318-1024x682.jpg

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, disse que o Centro Especializado era um sonho de todos gestão. “O Centro é um sonho de todos nós, por isso estamos felizes pela oferta desses atendimentos para pessoas atípicas em nosso município, é de muita relevância, vai melhorar e facilitar o tratamento desse público não somente para eles, mas para as famílias, que não vão mais precisar se deslocar me busca de tratamento em outro lugar”.

Durante o evento, também, houve um momento para os pais atípicos sanarem dúvidas, compartilharem sobre suas experiências e fazerem sugestões. Na oportunidade eles, também parabenizaram a iniciativa do município em proporcionar os atendimentos, enaltecendo ainda o nível de excelência dos profissionais que vão atender no espaço.

Os atendimentos no Centro de Especialidades Multiprofissional vão iniciar a partir da próxima semana. Inicialmente, a equipe vai realizar uma triagem com as crianças atípicas do município para fazer o encaminhamento aos profissionais, conforme cada diagnóstico.  

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net. 

De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?