Notícias
Com foco na aprendizagem equitativa, Seminário do PPAIC apresenta boas práticas desenvolvidas nas escolas de Padre Marcos
02/09/2024A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, realizou nesta sexta-feira, 23 de agosto, o II Seminário Municipal de boas práticas do PPAIC – Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa.
O Seminário tem como objetivo conectar, estimular e expandir prática e projetos desenvolvidos por professores da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, gestores escolares e mediadores.
O PPAIC é uma política estadual em parceria as com as redes municipais, que visa garantir que os alunos do Piauí alcancem proficiência em leitura, escrita até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Tendo como propósito valorizar as formações continuadas do PPAIC, reconhecendo seu potencial para diversificar, atualizar e dinamizar o trabalho de gestores e docentes em prol da aprendizagem dos estudantes.
O evento trouxe com temática a “Formação potencializando as aprendizagens, promovendo inclusão e equidade no ambiente escolar”.
Participaram do evento além dos profissionais de educação, pais de alunos e estudantes, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a supervisora de ensino e coordenadora do PPAIC, Ana Meire Macedo, a formadora do PPAIC Lucilene Dias e a assessora técnica Gorete Leal.
No decorrer no Seminário, que aconteceu no Centro Social, foram apresentadas práticas bem-sucedidas por professores da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar.
Antes da explanação das boas práticas, aconteceu apresentações, coordenadas pelo maestro Emanoel Vinícius, com grupo Flauta-Doce e a Banda Marcial de Padre Marcos.
Na modalidade Educação Infantil, as Creches e Pré-Escolas Tia Ana Macedo apresentou como boa prática “A Casa das vogais: associando letras e números”; a Tia Guida Pré I “Sequência interativa com números e letras” e Pré II “Na trilha do conhecimento: uma jogada de encantos matemáticos, letramento e leitura”; a Tia Marinor “Piquenique literário; sinta o sabor da leitura”; e a Tio Zé Luiz da Silva “A magia da caixa do conhecimento”.
No Ciclo de Alfabetização, a Escola Municipal José Jubelino de Macedo mostrou como boa prática “Aprendendo matemática na feira livre”; A unidade de Ensino Luiz Lino da Silva “A roleta do conhecimento”; a Escola José de Moura Leal (1º ano) “Rotação por estação a partir do livro Carona de Guilherme Kasrten”; José de Moura Leal (2º ano) “Valorizando a alfabetização e o letramento matemático do 2º ano”; e a Unidade de Ensino Davi Severiano de Carvalho “Apresentação do livro Você Troca da Eva Funari”.
Na Gestão Escolar, foi apresentado “Práticas pedagógicas e atividades lúdicas” desenvolvida pela Unidade de Ensino Infantil Tia Marinor; a Creche e Pré-Escola Tia Guida “1,2,3 … O mundo do conhecimento se abre nos primeiros passos”; a Escola José Jubelino de Macedo “Boas práticas no Ciclo de Alfabetização para um Ideb de sucesso”. A Unidade Escolar Luiz Lino da Silva “Jogos pedagógicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem”; a Creche e Pré-Escola Tio Zezito “Projeto Leitura Viajante; e a Davi Severiano de Carvalho “Voando no universo das letras e números”.
As apresentações das experiências exitosas das escolas, foram avaliadas por uma banca examinadora, formada pela formadora do PPAIC de Vila Nova Marciana Brito, o coordenador do PPAIC de Belém do Piauí, Renato e a coordenadora do PPAIC de Vila Nova, Jasmira Leal.
A banca examinadora avaliou e escolheu uma experiência exitosa de cada modalidade, aos quais serão apresentadas no Seminário Regional, em Fronteiras. Os critérios gerais avaliados para a escolha das boas práticas foram engajamento, inovação, protagonismo do aluno, replicabilidade social e tema pertinente.
Os escolhidos na modalidade infantil foram as boas práticas a Tia Guida Pré I “Sequência interativa com números e letras”; no Ciclo de Alfabetização a Escola Luiz Lino da Silva com “A roleta do conhecimento”; e Gestão Escolar a boa prática “Voando no universo das letras e números”, da Escola Davi Severiano de Carvalho.
Fonte: Cidades na Net.