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Projeto de Leitura Etnomatemático promove respeito às diferenças e inclusão nas escolas de Padre Marcos

Data: 23/06/2025

A Unidade Escolar Municipal José Jubelino de Macedo e a Pré-Escola Tia Ana Macedo, em Padre Marcos, realizaram na quarta-feira(18), um evento do Projeto de Leitura Etnomatemático, com o tema “Convivendo e Respeitando as Diferenças na Sociedade”.

A projeto que envolveu alunos desde o maternal até o 9º ano, surgiu a partir de reuniões entre as gestoras Maria Lúcia, Francilana Carvalho e Francinês Maria, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de integrar a matemática à leitura e à valorização da diversidade, promovendo uma formação cidadã aliada ao conhecimento escolar.

“Queríamos algo que fosse além dos livros. Os alunos foram desafiados a pensar criticamente e agir como agentes de transformação”, afirmou a diretora Maria Lúcia, da U.E.M. José Jubelino de Macedo. Já a diretora Francilana Carvalho, da Pré-Escola Tia Ana Macedo, destacou o incentivo à leitura como prática voluntária. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos sintam prazer em ler, não como uma obrigação, mas como uma escolha”.

A coordenadora pedagógica Francinês Maria ressaltou o valor do projeto como ferramenta para o desenvolvimento. “A leitura e o conhecimento matemático são o passaporte para o futuro”.

A programação foi aberta com a execução do Hino de Padre Marcos, seguida por uma oração conduzida pela professora Francisca Júlia. Em seguida, alunos de diferentes turmas realizaram apresentações que integraram literatura, matemática, cultura popular e temas sociais.

A Pré-Escola Tia Ana Macedo abriu com uma apresentação inspirada no livro “Diversidade”, refletindo sobre o respeito desde a primeira infância. O 1º e 2º ano encantaram com uma coreografia baseada no livro “Eu Sou Assim e Vou Te Mostrar”, exaltando a valorização das diferenças individuais. Já o 3º e 4º ano apresentaram um repente sobre o Sistema Solar, inspirado no livro “Estrelas e Planetas”, unindo saberes científicos e populares.

O 5º ano trouxe a peça teatral “O Show Matemágico da Alice”, baseada em “Alice no País dos Números”, promovendo o raciocínio lúdico. O 6º ano apresentou uma coreografia da música “Raízes”, de Negra Li, inspirada no livro “Meu Cabelo Crespo de Rainha”, celebrando a identidade e ancestralidade. O 7º e 8º ano fizeram uma encenação baseada no livro “O Mistério do Número Perdido”, trazendo ao palco desafios matemáticos em forma de teatro.

Um dos momentos de destaque do evento foi a apresentação de Jiu-Jitsu, conduzida pelo professor Daniel. Mais do que técnicas, a exibição enfatizou valores como disciplina, respeito, foco e inclusão, conectando-se diretamente com a proposta pedagógica do projeto.

O encerramento ficou por conta do 9º ano, que apresentou uma coreografia da música “Pra Ser Feliz”, relacionando a performance com o livro “Deficiências Intelectuais e Síndromes Infantis”, abordando a inclusão de forma sensível e reflexiva.

Como forma de incentivo à continuidade da leitura em casa, cada aluno recebeu um livro ao final do evento. O gesto reforçou a importância do acesso ao conhecimento e a valorização do hábito da leitura como ferramenta de transformação social.

O Projeto Etnomatemático foi mais do que uma atividade escolar, foi uma vivência coletiva de respeito, sensibilidade e construção de uma educação mais inclusiva, integradora e humana. Padre Marcos reafirma, com iniciativas como essa, seu compromisso com uma escola que acolhe, valoriza as diferenças e forma cidadãos conscientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net.