Notícias
Padre Marcos avança em políticas públicas para a infância e adolescência e recebe o Selo Unicef pela segunda vez
04/12/2024O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) realizou nesta terça-feira (3), em Teresina, a solenidade de entrega do Selo Unicef – Município Aprovado aos municípios do Piauí que mais avançaram nas políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes – no período de 2021 e 2024 – alcançando impactos positivos.
O evento aconteceu no Teresina Hall e contou com as presenças do governador Rafael Fonteles, da primeira dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, do chefe do escritório do Unicef para o Piauí, Rui Aguiar, do presidente da APPM, Toninho de Caridade, da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Rejane Dias, além de caravanas dos municípios certificados.
No Piauí, 183 municípios aderiram ao Selo Unicef, e destes, 94 conquistaram o prêmio.
Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis.
Dentre os municípios premiados está Padre Marcos, que recebeu o prêmio pela segunda vez. Uma comitiva do município participou da cerimônia. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito José Valdinar, a primeira-dama Edilene Macedo, a prefeita eleita Wiliane Kelly, a articuladora do Selo, Gorete Leal, a mobilizadora de adolescentes, Ana Meire Macedo, os secretários municipais Eraldo Carvalho (de Educação), Lucicleide Dias (de Assistência Social), Thuanny Mikaela (de Administração), adolescentes do NUCA, dentre outros.
Para o prefeito Valdinar, a renovação do Selo Unicef é a confirmação de que o município está no caminho certo.
“É uma alegria para nós de Padre Marcos estarmos aqui recebendo esse selo. Quero agradecer a todos os coordenadores, articuladores, às secretarias de administração, saúde, educação e assistência social. Esse certificado nos traz a garantia de que estamos no rumo certo, levando as políticas públicas para nossas crianças, jovens e adolescentes” disse Valdinar.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância do reconhecimento para o fortalecimento das políticas voltadas à infância e adolescência. “É uma felicidade participar deste momento histórico em que 94 municípios piauienses recebem da Unicef um selo que demonstra o compromisso dessas cidades com as políticas públicas para infância e adolescência”, destacou.
O chefe de escritório da Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, também celebrou o resultado alcançado pelos municípios piauienses. “Essa é a maior conquista do Piauí na área da infância e da adolescência nos últimos 30 anos. Nessa festa entregamos 94 certificados. É a comprovação de que o Brasil está no caminho certo quando municipalizou educação, saúde e assistência”, declarou.
Selo Unicef
O Selo é uma iniciativa do Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes. Ao aderir de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sucesso do selo é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e estão sendo certificados, um estímulo para continuar investindo em políticas públicas que impactam positivamente as próximas gerações. O título também fortalece a imagem dessas cidades como exemplos de gestão voltada para o bem-estar social.
Fonte: Cidades na Net.