Notícias

Comunidade do Riacho do Padre se mobiliza para encontrar solução para a escassez de água que atinge mais de 300 famílias; “Estamos com muita dificuldade”, diz morador

06/03/2025 Imagem da noticia Comunidade do Riacho do Padre se mobiliza para encontrar solução para a escassez de água que atinge mais de 300 famílias; “Estamos com muita dificuldade”, diz morador

Na tarde desta terça-feira, 4 de março, a comunidade do Riacho do Padre, no município de Padre Marcos, Piauí, convocou uma reunião com a prefeitura e a câmara municipal para discutir o problema do abastecimento de água na região.

Os moradores enfrentam dificuldades significativas, pagando pela água, mas sem o fornecimento regular nas torneiras. A reunião teve como objetivo buscar uma solução conjunta para esse impasse.

O encontro aconteceu na Escola Davi Severiano de Carvalho e contou com a presença da prefeita Wiliane Kelly, do presidente da Câmara de Vereadores, Iranildo Carvalho, do chefe de gabinete e ex-prefeito Valdinar Silva, dos vereadores Leomir, Marlon, Helton e Bonifácio, da suplente de vereadora Anatália, e dos ex-vereadores Antônio Chiquinho, Assis e Sorriso, além dos advogados Felipe Rocha e Raimundo Vieira e moradores da localidade.

A prefeita Wiliane Kelly lamentou a situação e afirmou que, desde a gestão anterior, esforços têm sido feitos para resolver o problema, mas sem sucesso. “É um problema antigo. A gestão do ex-prefeito Valdinar foi diversas vezes à Agespisa e até o momento a comunidade segue sem o abastecimento de água adequado. Sabemos que a água é essencial para a vida e, como gestão, buscamos garantir a qualidade de vida para todos. Eles nos convocaram, e juntos vamos procurar soluções para esse problema no Riacho do Padre”, disse.

O presidente da Câmara, Iranildo Carvalho, reforçou seu compromisso em apoiar a população na busca por uma solução definitiva. “Assumimos o compromisso de estar ao lado da população e faremos todo o possível para resolver os problemas que afligem o município, especialmente a questão da água no Riacho do Padre. Esse é um problema de longa data, mas com fé e o apoio das autoridades competentes, acreditamos que encontraremos a solução”, disse.

O chefe de gabinete e ex-prefeito Valdinar Silva também lamentou o impasse que persiste há anos, apesar de diversos esforços. “Há três anos recebemos um abaixo-assinado com 300 assinaturas. Fomos à sede da Agespisa mais de quatro vezes, com a presença até do deputado Georgiano, e o próprio presidente da Agespisa gravou um vídeo prometendo resolver a situação. Estivemos recentemente na Agespisa novamente, mas tudo o que foi feito e reivindicado desapareceu do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Não há mais registro de nada”, lamentou.

Domingos Alfredo, morador do Riacho do Padre, compartilhou as dificuldades enfrentadas pela comunidade. “Estamos passando por grandes dificuldades. O sistema de abastecimento, que foi construído há mais de 20 anos para 100 famílias, já não atende mais a mais de 300. Tem semanas em que não temos água e já chegamos a ficar um mês sem abastecimento. E o pior: o talão continua chegando. Já paguei contas superiores a 100 reais”, disse.

O pastor José Djailton, que atua na comunidade, também se manifestou e pediu união para encontrar uma solução. “Sinto a dor deste povo. Viver sem água é extremamente difícil. Água é vida e uma das nossas maiores necessidades. Peço que todos se unam a nós, para que, juntos, possamos encontrar uma solução para esse problema”, pediu.

Veja fotos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net.