Notícias
Centro de Atendimento de Padre Marcos beneficia 60 crianças atípicas e proporciona suporte essencial às famílias
02/04/2025
Na tarde de segunda-feira, 31 de março, a prefeita Wiliane Kelly, acompanhada de sua equipe de Governo, participou do início dos trabalhos de 2025 no Centro de Atendimento Multiprofissional de Padre Marcos. Além da prefeita, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Valdinar Silva, a Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide Dias, o Secretário de Educação, Eraldo Gomes, a coordenadora da atenção básica primária da saúde , Janaína Leal, além de servidores do Centro e pais de crianças atípicas.
Este centro, dedicado a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, atende crianças de 3 a 15 anos com diagnóstico de autismo, TDAH e transtorno opositor desafiador (TOD).
Atualmente, a unidade conta com uma equipe composta por dois psicólogos, uma psicopedagoga, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, advogado, terapeuta ocupacional e duas recepcionistas, oferecendo suporte a cerca de 60 crianças do município.
Bruno Dias, psicólogo e coordenador e idealizador do Centro, destacou o esforço dele e da Assistente Social Marielle Matos para tornar o projeto realidade. “Nós fizemos o mapeamento, passamos seis meses estudando, buscando profissionais, e hoje temos uma equipe 90% formada por profissionais daqui de Padre Marcos. Estamos com oito meses de funcionamento, visando acessibilizar esse atendimento, para fazer a diferença na vida dessas famílias e auxiliar para que as crianças possam trabalhar sua questão social, espiritual, intelectual e conviver em sociedade”, afirmou Bruno.
A prefeita Wiliane Kelly reforçou o compromisso de sua gestão com a inclusão. “Hoje é um dia especial. Esse centro acolhe crianças atípicas e suas famílias, com grandes profissionais capacitados. Nós temos um carinho especial por cada família porque sabemos os desafios que elas enfrentam e estamos aqui, de braços abertos para acolher a cada um. Nós continuaremos a ampliar o nosso atendimento humanizado e sempre teremos políticas públicas voltadas para essas crianças com muito carinho, amor e empatia”, disse a prefeita.
Valdinar Silva, chefe de gabinete, ressaltou a importância do investimento municipal. “Graças a Deus, a prefeita Wiliane vem desenvolvendo esse trabalho com um olhar especial para nossas crianças, que precisam desse suporte. O município de Padre Marcos investe em torno de 37 mil reais neste centro, através da secretaria de saúde e educação, priorizando essas crianças, dando um olhar especial para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor nos anos que virão”, afirmou.
Os resultados positivos do Centro são visíveis para as famílias atendidas. Francisco José, pai de Joaz, compartilhou a evolução de seu filho: “Eu já pude ver grandes melhorias em meu filho. Antes ele não conseguia vestir as próprias roupas e hoje já veste sozinho, além de conseguir fazer suas tarefas, ajudando em casa. A fala dele também melhorou e esse trabalho do Centro é de muita importância para nosso município e foi um acerto grande da gestão a implementação desse serviço”, disse.
Manuela Sousa, mãe de um menino de 3 anos atendido pelo Centro, também destacou a importância do projeto. “Eu sempre falo para as mães que esse centro é muito importante porque ajuda demais no desenvolvimento dos nossos filhos. Nós mães sabemos o quanto esse centro é essencial”, afirmou.
Julicleide Macedo, mãe de José Miguel, também de 3 anos, expressou sua gratidão. “Meu filho é atendido aqui e eu estou extremamente feliz, pois vejo o desenvolvimento dele. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos”, disse.
No time de profissionais do Centro, o advogado José Benedito explicou seu papel fundamental. “Estou aqui para auxiliar com orientações relacionadas aos direitos e deveres dos pais e responsáveis de crianças especiais, e assim contribuir para obtermos resultados melhores e que os direitos dessas crianças sejam preservados”, afirmou.
A fonoaudióloga Rafaella Leal falou sobre o impacto de seu trabalho. “Busco trabalhar o desenvolvimento de fala e linguagem das crianças, para que tenham uma comunicação eficaz e possam buscar uma independência fora do Centro. Busco junto com nossa equipe integrada, levar uma melhor qualidade de vida para nossas crianças”, disse Rafaella.
A terapeuta ocupacional Évila Soares abordou a importância do acompanhamento tanto das crianças quanto de seus familiares. “Além dos atendimentos aqui, nós oferecemos ao final de cada sessão a orientação parental para que esses pais possam dar continuidade do tratamento também em suas casas. Além do Centro, também atuamos em escolas e outros lugares promovendo a informação, para que tenhamos dentro da nossa cidade, uma sociedade acolhedora, informada e que luta pelas leis para essas crianças com transtorno do neurodesenvolvimento”, explicou.
Por fim, Janaína Alencar, coordenadora da atenção básica primária da saúde, comentou sobre o impacto do Centro na cidade. “Nosso Centro tem sido um divisor de águas. O que antes era um sonho, hoje se tornou realidade. Nós, enquanto saúde, ajustamos essa iniciativa como algo marcante para o sucesso inovador da construção das políticas públicas de saúde do nosso município. Hoje, Padre Marcos se tornou uma referência, pois municípios da região nos procuram para saber como funciona o Centro, o cronograma, logística, público atendido, escala, triagem e como atender”, concluiu.
Veja fotos.
Fonte: Cidades na Net.