Notícias

Com destaque na OBMEP, Padre Marcos se torna polo regional do Programa de Iniciação Científica Jr.

15/04/2025 Imagem da noticia Com destaque na OBMEP, Padre Marcos se torna polo regional do Programa de Iniciação Científica Jr.

O município de Padre Marcos, no semiárido piauiense, foi selecionado como cidade polo do 19º Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), voltado para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cidade se junta a Teresina e Oeiras como os únicos três polos do Piauí com aulas presenciais em 2025, resultado do expressivo desempenho de seus estudantes na última edição da olimpíada.

O programa é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do CNPq, e busca proporcionar aprofundamento em matemática aos estudantes premiados na OBMEP, incentivando carreiras científicas e tecnológicas desde o ensino básico. O PIC oferece duas modalidades: presencial e virtual, com atividades orientadas por professores universitários e material didático específico.

Destaque em medalhas garantiu vaga como polo

A escolha de Padre Marcos como sede de polo presencial se deu pelo excelente desempenho dos alunos da U.E.M. José Jubelino de Macedo, no povoado Canto Alegre, que conquistaram 8 medalhas na OBMEP 2024, sendo 2 de ouro e 2 de prata na etapa nacional, além de 4 medalhas de ouro na etapa estadual. Na sede do município, a U.E.M. Cândida Macedo também teve destaque com uma menção honrosa.

Além dos estudantes locais, o polo de Padre Marcos receberá alunos de cidades vizinhas como Alegrete do Piauí, Belém do Piauí e Simões. Ao todo, 9 alunos medalhistas participarão das atividades presenciais e receberão bolsas de incentivo no valor de R$ 300,00 mensais durante 12 meses.

Lista de alunos medalhistas selecionados para o PIC 2025 – Polo Padre Marcos:

  • Fagner Francisco da Silva – Padre Marcos (U.E.M. José Jubelino de Macedo)
  • Lahanna Karynna Carvalho Feitosa – Padre Marcos (U.E.M. José Jubelino de Macedo)
  • Isacaria Carvalho Macedo – Padre Marcos (U.E.M. José Jubelino de Macedo)
  • Luan Luveci de Carvalho – Padre Marcos (U.E.M. José Jubelino de Macedo)
  • Jefferson Macedo Rodrigues – Padre Marcos (U.E.M. Cândida Macedo)
  • Raul Santos Coelho – Belém do Piauí (Ginásio Multimunicipal Monte Sinai)
  • Gustavo Henrique Araújo – Alegrete do Piauí (Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia)
  • Jeferson dos Santos Lima – Simões (Escola Municipal Érico Veríssimo)
  • Victor Alisson Silva Carvalho – Simões (Centro de Educação Municipal)

Outros seis alunos foram selecionados como ouvintes, por também se destacarem em competições acadêmicas e terão oportunidade de participar da preparação visando a OBMEP 2025:

  • Abraão Carvalho Teixeira
  • Ariel Silva Carvalho
  • Gabriela Bereniza de Carvalho
  • Isley Layon Dias Leal
  • Pedro Lucas Silva Santos
  • Suelly Carvalho Macedo

Aulas e coordenação

As aulas presenciais do PIC em Padre Marcos tiveram início no sábado (12), e acontecerão quinzenalmente aos sábados no CETI Dr. Francisco Luís de Macedo. O responsável por conduzir as atividades será o professor Joabe Leal de Macedo, matemático e físico, com premiações em diversas olimpíadas do conhecimento, selecionado pelo CNPq para atuar como orientador da turma.

Reconhecimento institucional

Além da seleção como cidade polo, a U.E.M. José Jubelino de Macedo e a Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos também foram premiadas pelo desempenho estudantil na OBMEP 2024.

O diretor da Escola José Jubelino de Macedo, Francisco Mizael de Carvalho, comemorou o reconhecimento e destacou os investimentos realizados pela gestão do ex-prefeito Valdinar Silva e mantidos pela atual prefeita Wiliane Kelly.

Mizael também agradeceu a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Alegrete do Piauí, Belém do Piauí e Simões, que apoiaram a participação dos alunos das respectivas cidades no polo de Padre Marcos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net.