Cidade

Padre Marcos - PI 

Nosso Município de Padre Marcos, localizado na região sudeste do Estado do Piauí, a 387 km da Capital-Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé, teve origem da Fazenda Boa Esperança, de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa, que herdou do seu pai, o Português Marcos Francisco de Araújo Costa. Nessa época pertencia ao município de Jaicós. 

O Padre Marcos fixou residência na fazenda Boa Esperança por volta do ano de 1820, para continuar a missão educacional do seu pai Marcos Francisco com uma escola gratuita para alunos que vinham de vários recantos. Construiu diversas casas para colonos e também uma Capela, hoje Igreja Matriz. 

Em 1914 a Fazenda Boa Esperança foi elevada a categoria de Povoado. Padre Marcos tornou-se município através da Lei 2.566 de 02 de janeiro de 1964, sendo instalado oficialmente em 17 de janeiro do mesmo ano. Foi nomeado o primeiro prefeito, o comerciante Anísio Bento de Carvalho, que administrou pelo período de um ano. O Governador da época era Petrônio Portella.

O primeiro Prefeito eleito foi José de Moura Leal, que foi candidato único e governou Padre Marcos por dois anos: 1965/ 66. Hoje a sede da Prefeitura, em sua homenagem, foi denominada de "Palácio Prefeito Zezito Moura", Lei municipal de 2006, de autoria da Vereadora Lucimária Moura-PSC, sua neta.


       


Conheça Mais ...

Informção Complementares   

Síntese de informações            

Histórico do Município           

Infográfico                             

Fotos Historiacas