Notícias

Prefeitura de Padre Marcos promove grande mobilização em prevenção ao mosquito transmissor da dengue

09/04/2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas de prevenção para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, a Prefeitura de Padre Marcos por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma grande mobilização nesta segunda-feira, 08 de abril. 

A iniciativa realizada em formato de mutirão, envolveu também profissionais de outras Secretarias Municipais, como Educação e Assistência Social e a Câmara Municipal.

Estiveram presentes, o prefeito Valdinar Silva, os vereadores Iranildo Carvalho, Irmão Adão, Sorriso e Irmão Helton, além dos secretários municipais Maria Lúcia (Saúde), Eraldo Gomes (Educação), Lucicleide Dias (Assistência Social), a engenheira civil Williane Kelly, a coordenadora da Atenção Básica, Janaina Alencar, dentre outros. 

 A concentração aconteceu na Secretaria de Saúde, onde os participantes das ações foram recepcionados com um café, como também receberam os materiais de proteção como luva, máscaras e outros.  

De lá, os profissionais seguiram em caminhada até Prefeitura Municipal, sensibilizando para os cuidados necessários para a eliminação do mosquito. Na sede do Poder Executivo, foi feita a divisão de grupos, que percorreram as ruas da sede do município, visitando às residências e comércios, visando o combate ao mosquito e eliminação de focos.  

Na ação, foram recolhidos materiais inservíveis nas ruas e terrenos baldios, como entulhos, materiais descartáveis e pneus que podem servir como possível criadouro para o mosquito, além de ações orientativas de prevenção, visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o aedes aegypti. 

 Segundo o prefeito Valdinar Silva, a iniciativa visa promover a conscientização da população em relação ao mosquito transmissor da dengue. 

“Estamos com toda a equipe nessa mobilização, buscando conscientizar a população para importância de eliminar criadouros do aedes aegypti, um mosquito que é pequeno, quase invisível, porém grande pelo risco que pode oferecer a nossa saúde.  Então é necessário que as pessoas entendam a gravidade da dengue e o seu papel no combate à doença. O Poder Público não consegue eliminar o mosquito sozinho, cada um deve fazer a sua parte, cuidando do seu quintal, eliminando no seu ambiente, locais que possam acumular água”, afirmou. 

Valdinar ainda informou que além dessa ação, outras atividades são desenvolvidas nas escolas e nos meios de comunicação para sensibilizar a população para os riscos que o mosquito causa.  

Após percorrer a cidade visitando residências, recolhendo materiais que acumulam água, fazendo panfletagem e orientando a população, os profissionais retornaram para a Secretaria de Saúde, onde fizeram um relatório das ações realizadas e sugestões do que pode ser implementado para dar continuidade ao trabalho de prevenção contra o mosquito.

No final desta tarde, será realizada, mais uma ação de prevenção, um carro fumacê irá percorrer todas as ruas da cidade de Padre Marcos com aplicação do inseticida para eliminar criadouros de vetores transmissores de arboviroses (dengue, chikungunya e Zika).  

Fotos:

 

 

 

 

 

 

Fonte e imagens: Cidades na Net.