Notícias

‘Projeto Vida’ melhora comportamento de crianças e adolescentes em Padre Marcos e prefeito entrega kimonos

20/05/2024

“Diversidade e Inclusão Social: Transpondo Barreiras.” Esse é o lema do “Projeto Vida”, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Padre Marcos, através das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

O projeto é trabalhado pelo professor Adriano Sousa, que ministra aulas de karatê com objetivo de desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades de concentração, disciplina, coordenação, socialização, inclusão social, além da execução e organização do pensamento.

De acordo com o prefeito Valdinar Silva, o projeto foi iniciado com apenas 15 crianças para atender, prioritariamente, crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, deficiências, diferentes transtornos globais de desenvolvimento, além de alunos com baixo rendimento escolar, alterações comportamentais dentro ou fora do ambiente escolar, e alunos em vulnerabilidade social.

“O sucesso e a repercussão positiva do ‘Projeto Vida’ fez com que outras famílias procurassem o projeto. Nós decidimos ampliar as vagas e hoje atendemos a 65 crianças e adolescentes. E queremos ampliar ainda mais, chegar a 200 crianças e adolescentes de Padre Marcos. É um projeto muito bonito, que trabalha, por meio do karatê, a disciplina, respeito e honra. Passado aí cerca de um ano, a nossa gestão e as famílias estão muito felizes com os resultados.”, disse.

Na noite da última sexta-feira, 17 de maio, no CRAS, a Prefeitura de Padre Marcos promoveu um encontro com os alunos e as famílias. Além de comemorar o sucesso do projeto e os benefícios que este tem trazido para as famílias, no evento, aconteceu também a entrega dos kimonos aos alunos que frequentam o “Projeto Vida”.

“É uma noite impar para nós e para cada família aqui de Padre Marcos, pois nós estamos unidos num só propósito, que é desenvolver essas crianças e adolescentes e crescer como família. Estamos aqui há cerca de um ano, e já temos visto muitos resultados na vida de crianças, adolescentes e suas famílias.”, disse o professor Adriano.

Patrília Isabel, que é mãe do Artur Levi, um dos primeiros alunos do projeto em Padre Marcos, afirma que o filho teve uma melhora comportamental depois que está participando das aulas de karatê.

“Meu filho tinha muita dificuldade em se concentrar, era agressivo, e o karatê tem ajudado muito. Meu filho evoluiu muito, diminuiu a agressividade, melhorou o foco, está disciplinado em casa, na escola. O sentimento é de gratidão ao prefeito Valdinar e o Adriano que tem facilitado esse meio que era o que ele estava necessitando.”, disse ela.

A cerimônia de entrega dos kimonos contou, também, com as presenças da secretária municipal de Assistência Social, Lucicleide Dias; a coordenadora Ana Meire, representando a Secretaria Municipal de Educação; Bruno Dias, psicólogo da Educação; Alexsandra Modesto, coordenadora do programa Criança Feliz; o instrutor Jacob; além dos alunos e seus familiares.

Mais fotos

 
 
 
 
 
 
 
Fonte e imagens: Cidades na Net. 
De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?