Emissão de Novo modelo de Identidade bate recorde de 200,58% no mês de maio no Município

06/06/2024

No estado do Piauí, segundo o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) divulgou, na última segunda-feira (3/06), os dados referentes à emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) no mês de maio. Foram emitidas 65 mil CINs em todo o estado, um recorde no número de emissões. Comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 37 mil carteiras, houve um aumento significativo de 74% no número de emissões.

No município de Padre Marcos, tem havido um aumento significativo na emissão do novo modelo de Identidade Digital, lançado pelo Governo Federal a utilização do CPF como número único de identificação, em substituição ao registro geral (RG), está prevista na Lei 14.534, sancionada em 11 de janeiro de 2023. A legislação definiu prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a mudança. O projeto que deu origem à lei (PL 1.422/2019) foi apresentado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e, no Senado, teve relatoria de Esperidião Amin (PP-SC), para quem a mudança facilita a vida do brasileiro.

Em Padre Marcos o setor de Identificação funciona na sede da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Anfrísio Macedo, Centro, N°150, de segunda a sexta feira, atualmente sob a responsabilidade do Chefe de Divisão Francisco dos Reis Junior. Em comparação com o mesmo periodo de janeiro a maio de 2023 foram emitidos no mês de Janeiro – 27 RG, em Fevereiro – 35 RG, em Março – 28 RG, em Abril – 35 RG e em Maio 46 RG. Um total de 171 RG

No mesmo periodo de 2024, de janeiro a maio, foram emitidos em Janeiro – 109 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), em fevereiro 77 (CIN), em março – 99 (CIN), em abril – 85 (CIN) e em maio 144 (CIN) um recorde na emissão de primeira e segunda via de 200,58%.

Fonte: Agência Senado/ascom/Piauí em Foco.

De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?