Prefeitura de Padre Marcos realiza prestação de contas em Audiência Pública na Câmara Municipal

18/08/2021

A prefeitura municipal de Padre Marcos realizou no plenário da Câmara Municipal na tarde dessa sexta-feira, 13 de agosto, uma audiência pública de prestação de contas do 1° semestre, dirigida pela contadora, Dra. Lana Portela, do escritório publicontas.

O objetivo da audiência também foi estabelecer orientações e comunicar a sociedade em geral o estado atual das contas públicas do município. A reunião teve ainda como objetivo traçar novas metas para o Plano Plurianual (PPA) e para Lei Orçamentária Anual (LOA). O prefeito José Valdinar Silva esteve presente, assim como demais representantes do Poder Público e da sociedade civil.

Durante a sessão, a Dra. Lana Portela apresentou e explicou os índices orçamentários da educação, da saúde, e de despesa com pessoal, todos em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

“Nós estamos justamente adequando os nossos índices para essa realidade anormal. Como na educação,  que não está funcionando a pleno vapor e por isso por enquanto ainda não atingimos o nosso índice de 25% para a educação. Já na saúde, que está sobrecarregada por causa do Covid, essa está fazendo o dever de casa completamente, inclusive já estamos com 17% e ultrapassamos a porcentagem exigida que é de 15%, e isso é positivo, pois quando mais cuidamos da saúde mais temos uma população sadia. Além disso, na despesa com o pessoal não ultrapassamos o índice. E no novo Fundeb, temos outro tarefa de casa, que é gastar 70% com o magistério, conforme a nova lei implementada, e já estamos com o objetivo de chegar ao final do ano com todas as contas cumpridas.” disse.