Notícias

Assistência Social de Padre Marcos realiza mesa redonda com famílias e gestantes atendidas pelo programa Criança Feliz

25/08/2021

 prefeitura municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na tarde dessa segunda-feira, 23 de agosto, uma mesa redonda destinada a todas as famílias e gestantes atendidas pelo programa Criança Feliz, em alusão ao mês da primeira infância.

O evento foi realizado na sede da Semas e iniciou às 13h30min, sob o tema – ‘afetividade: a importância do afeto na primeira infância’, a palestra foi ministrada pela psicóloga Vanessa Marques. Em seguida a fonoaudióloga Mauriceles Macedo conduziu a mesa com o tema: ‘A importância do estímulo para uma linguagem correta’.

Por fim, a assistente social Socorro Leal ministrou uma palestra sobre os direitos sociais das crianças.

assistente social Alexsandra Modesto deu início a mesa redonda e agradeceu aos envolvidos na organização da ação:

“Agosto é o mês da Primeira Infância, momento em que a Semas do Município de Padre Marcos intensifica as ações para gestantes, crianças e familiares atendidos pelo PCF (Programa Criança Feliz) e contamos com apoio total da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lucicleide Dias, do Centro de Referência de Assistência Social, por meio das Técnicas Vanessa Macedo e Socorro Alves, do Prefeito Municipal, Valdinar Silva, e da Secretária de Administração, Thuanny Micaela. Ao tempo que desejamos boas vindas, nosso carinho e respeito a todos” disse.

 

Dra. Mauriceles Macedo

fonoaudióloga, Dra. Mauriceles Macedo, promoveu uma dinâmica com as crianças presentes e ressaltou a importância da interação para o desenvolvimento infantil:

“A nossa função é ajudar os filhos de vocês a curar o que eles tiverem de errado, quem tem que ensinar a falar é o papai e mamãe. Nós pais devemos interagir, brincar com os nossos filhos, dialogar. Pois essa interação é primordial, temos que ter o horário dedicado para eles” ressaltou.

psicóloga Vanessa Marques reforçou ainda a importância do afeto para o crescimento saudável das crianças:

“A afetividade está relacionada ao conjunto de sentimentos e emoções que o nosso corpo manifesta. A primeira infância é uma das fases mais ricas do nosso desenvolvimento, é nessa fase que as crianças aprendem a falar, a engatinhar, a andar e por isso precisa ser uma fase valorizada por todos nós, principalmente pelas famílias. O principal responsável por esse estimulo é o cuidador. São vocês os responsáveis por proporcionar e favorecer esse desenvolvimento. E essa fase vai refletir de forma negativa ou positiva em todas as outras fases da nossa vida, por isso é importante cuidarmos” disse a psicóloga.

Assistente Social Socorro Alves também explicou porque o diálogo e o afeto são importantes na primeira fase da vida:

“Os estímulos sensoriais como cantar, falar, e conversar com os filhos de vocês já é muito importante desde a gestação. No Marco Legal da Infância aponta que é dever da família, da sociedade e do Estado garantir a proteção e os direitos das crianças, por isso é importante a família trazer sempre pra si a responsabilidade de preservar a dignidade na primeira infância. O Estado funciona como um articulador quando a família têm dificuldades pra lidar com algumas situações. Orientar e conversar é a melhor forma de educar as crianças, estudos apontam que o afeto e o carinho que eles recebem na primeira infância tem mais chances de chegarem as melhores oportunidades e melhoras empregos.” explicou a assistente social.

 

Veja imagens!

 

 

 

 

 

De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?