Notícias

Padre Marcos realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2014

09/12/2021

Após a adesão ao Selo Unicef, o município de Padre Marcos se articula rumo à segunda certificação ‘Município Aprovado’. Nesse sentido, visando buscar novas políticas e melhorias voltadas para a infância e adolescência, foi realizado nesta terça-feira, 07 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021-2024.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com Prefeitura, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

O Fórum aconteceu na Câmara Municipal e contou com participação de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança em prevenção a Covid-19, foram seguidos.

     

O objetivo com a realização do Fórum, é que as políticas públicas de qualidade possam continuar e perdurar, afim de que as crianças e adolescentes de Padre Marcos tenham condições de vida satisfatória.

O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo coma sua realidade, olhando para seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições.

Na cerimônia de abertura, o Hino de Padre Marcos foi executado pela aluna e integrante do grupo NUCA, Layla Sousa. Outra apresentação que abrilhantou o momento, foi a coreografia da música “Educação é o que começa tudo, é o que muda o mundo”, que foi conduzida por alunos do Pré I da Creche e Pré-Escola Tia Guida.

A abertura do Fórum foi realizada pela vice-presidente do CMDCA, Alexsandra de Sousa Modesto, que dialogou acerca das políticas públicas municipais que vão de encontro aos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Em nosso município, o CMDCA trabalha em parceria com o Conselho Tutelar, Assistência Social, Saúde e Educação, com planejamentos e ações direcionadas a política da criança e do adolescente, lembrando que esse trabalho já era executado em nosso munícipio e o Unicef veio intensificar, norteando nossas atividades. Dessa forma, estamos aqui para juntos planejarmos e traçarmos melhorias nessa política pública de grande importância para a sociedade que é a de cuidar e zelar pelo bem-estar de nosso público infanto-juvenil”, disse ela, que ainda agradeceu pela presença de todos no evento.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, disse que ao aderir ao Selo, o munícipio assumiu o compromisso de assegura como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência.

“Dizer sobre a importância que é o Unicefpara o município, a qual nos norteia narealização e fortalecimento das ações. Nossodesejo é ser certificado com mais um Selo,porque a certificação significa dizer que Padre Marcoscumpriu seu dever e desenvolveu, de fato, as políticas em prol das nossas crianças e adolescentes. Políticas públicas essas, que garantam que nossas crianças tenham qualidade de vida e seus direitos assegurados, fortalecendo ainda os vínculos para que esse público-alvo viva bem no ceio familiar, assim como na sociedade”, afirmou.

A articuladora do Selo no município, Gorete de Sousa Leal, esclareceu sobre a iniciativa do Selo. “O Unicef tem a proposta de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes, então temos metas a cumprir, das quais serão trabalhados sete resultados sistêmicos para serem desenvolvidos referentes a saúde, educação e a assistência social. E o Fórum é para traçar as estratégias para que essas políticas sejam implementadas e sejam alcançadas os objetivos, que é a garantia dos direitos da infância e adolescência”, explicou.

Na ocasião, Gorete Leal, apresentou aos participantes do Fórum, o diagnóstico atual do município e a linha de base disponibilizada pelo Unicef.

Logo após, aconteceu um momento de autoconsciência e reflexão com todos os presentes, conduzido pelo terapeuta integrativo e master coach, Ezequiel Dias.

Durante o Fórum, os mobilizadores Eraldo Gomes, Janaína Alencar e Thuanny Mikaella apresentaram um diagnóstico situacional das ações desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Na oportunidade, o NUCA de Padre Marcos, através dos adolescentes Lavine Macedo e Marcos Antônio Moura, com participação ativa e protagonismo juvenil dentro de todo o processo, apresentaram o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes de Padre Marcos.

O NUCA de Padre Marcos é composto por 20 adolescentes, entre meninos e meninas, e liderado pela mobilizadora, Ana Meire Macedo, que vê com muita esperança e otimismo a participação do grupo no Selo Unicef.

Os participantes, divididos em grupos de trabalho, discutiram sobre os indicadores de impacto social e elaborarem as propostas para o Plano de Ação de cada Secretaria. Ao final houve a apresentação das propostas para o Plano.

O Plano de Ação que será traçado e construído, norteará o município ao longo desta edição do Selo Unicef e, é a partir de um diagnóstico situacional, que será mapeado as políticas públicas que estão sendo aplicadas no município e aquelas que ainda precisam ser efetivadas.

A cidade, também, conhecida como a ‘Terra da Boa Esperança’, conquistou o Selo pela primeira da edição 2017-2020, quando conseguiu melhorar os indicadores sociais e avançar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Participaram também do evento, os vereadores Helton Carvalho, Antônio Francisco de Carvalho e Iranildo Carvalho, e os secretários municipais, Thuanny Mikaella(Administração), Maria Lúcia Silva (Saúde), Eraldo Gomes (Educação), Lucicleide Dias (Assistência Social), além da supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, assessora técnica da rede de ensino e integrante da Comissão Intersetorial, Lucilene Dias, engenheira civil e membro da Comissão Intersetorial, Wiliane Kelly, os conselheiros Tutelares, o coordenador operacional do Busca Ativa Escolar, Avelanjo Macedo, o militar que comanda o GPM de Padre Marcos, subtenente Emerson, bem como os profissionais das secretarias de Assistência, Social, Educação e Saúde, o grupo NUCA e a sociedade civil em geral.

Veja as fotos: