Capacitação sobre Educação Ambiental é ministrada para professores da rede municipal em Padre Marcos

21/02/2022

Como parte da programação da Jornada Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, aconteceu na última terça-feira, 08 de fevereiro, uma capacitação sobre a Educação Ambiental para os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, na quadra poliesportiva, Antônio Vitor de Macedo, voltada para os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, como também para os gestores escolares.

O ponto alto do evento, foi a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo, Thomas Pedro Sá e Silva, que abordou sobre a temática “Educação Ambiental e os Desafios em Sala de Aula”.

Palestrante, Thomas Pedro Sá e Silva.

A palestra abrangeu ainda sobre meio ambiente e cidadania, sendo retratadas temáticas relacionadas à reciclagem, descarte adequado dos resíduos sólidos, unidades de conservação, arborização e a conscientização sobre ações cotidianas em prol do meio ambiente

Secretário do Meio Ambiente, Leomir de Sousa.

Para o secretário do Meio Ambiente, Leomir de Sousa, a educação ambiental é uma ferramenta de fundamental importância no processo de transformação e conscientização sobre as questões ambientais.

“Os conhecimentos são repassados para os profissionais envolvidos, para que possam disseminar o aprendizado junto às suas unidades escolares, e assim alcançarmos nosso foco, que é formar cidadãos conscientes sobre a importância da sustentabilidade ambiental e da preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário.

Secretário de Educação, Eraldo Gomes.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, destacou a importância desse espaço de aprendizagem. “A Educação Ambiental é um instrumento de transformação social e, quando disseminamos informações sobre a responsabilidade de se proteger o meio ambiente contribuímos, como cidadãos conscientes, para mudanças de hábitos, despertando sobre conscientização ambiental”, disse.

Durante o evento, os profissionais foram divididos em grupos de trabalho, onde elaboraram projetos pilotos sobre reciclagem e plantio de hortas para serem desenvolvidos nas escolas.

No decorrer das formações, durante a semana pedagógica, os profissionais, irão estruturar esses projetos para serem trabalhados nas unidades de ensino já no início do ano letivo. A culminância desses projetos vão acontecer na Semana do Meio Ambiente.

Os participants receberam um certificado de 8 horas pela participação na capacitação.

Veja fotos: