Educação de Padre Marcos promove capacitação para manipuladores de alimentação escolar

21/02/2022

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, realizou na manhã desta quarta-feira, 09 de fevereiro, uma capacitação para os manipuladores de alimentos da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

A capacitação integra a programação da Jornada Pedagógica que est´´a sendo realizada no município em preparação para o início do ano letivo. O evento visa orientar os profissionais sobre os procedimentos para a manipulação adequada dos alimentos, garantindo a qualidade e segurança da merenda escolar.

A capacitação cujo o tema é “Alimentação Segura e Saudável no Serviço de Alimentação Escolar”, aconteceu na quadra poliesportiva Antônio Vitor de Macedo e reuniu manipuladores de alimentos, além de auxiliares de serviços gerais.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, disse que a formação já é parte das atividades em preparação para o ano letivo, tendo em vista a necessidade de garantir a qualidade da merenda escolar.

“Todo ano, quando iniciamos o ano letivo, assim como quando é iniciado o segundo semestre letivo, realizamos essa capacitação para os manipuladores de alimentos, porque a gente entende que eles são parte fundamental no processo da educação e trabalhar com alimentação é algo bem delicado, a preparação tem que ser feita com muito cuidado, então a capacitação, sem dúvida alguma vem a acrescentar com informações e resoluções novas para melhorar o desempenho tanto nas escolas como na vida alimentar dos alunos”, disse.

O gestor da pasta ainda destacou que é importante promover esse capacitação para esses profissionais que vão desde o porteiro até o manipulador de alimentos para que junto com os professores, possam estar motivados, encorajados, sabendo o que fazer para que o desenvolvimento da educação seja cada vez melhor no município.

A capacitação foi conduzida pela nutricionista, Elaine de Sousa Carvalho. “Essa capacitação é de fundamental importância, porque a gente rever conceitos relacionados a merenda escolar, condições higiênicossanitárias e várias outros aspectos relativos a manipulação dos alimentos, modo de preparo das refeições, cardápio servido na merenda escolar que deve ser seguido de forma adequada, para que assim a merenda venha a ser servida de forma segura e saudável, principalmente, nesse contexto atual de pandemia”, afirmou.

Durante o evento, foi montando os cardápios que serão utilizados nas escolas durante o ano letivo de 2022. Na ocasião, ainda foi realizado um sorteio de brindes para os participantes e servido um lanche.

Veja abaixo: