Educação de Padre Marcos inicia Jornada Pedagógica com palestra de Isaque Folha

21/02/2022

Para iniciar as atividades do ano letivo de 2022, a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã nesta terça-feira, 08 de fevereiro, a abertura da Jornada Pedagógica.

A solenidade de abertura aconteceu na quadra poliesportiva Antônio Vitor de Macedo e reuniu os profissionais da Rede Municipal de Ensino, além de autoridades do município como o vice-prefeito, Valdo Benedito, os vereadores e o secretariado municipal.

A Jornada Pedagógica tem como tema “A ABNCC e as Competências Socioemocionais, na Luta Contra a Rotina”, e tem como foco promover um momento de reflexão, interação, escuta, produção de novos conhecimentos e inovação da prática pedagógica.

Na abertura do evento, aconteceu uma apresentação musical, conduzida por membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, destacou a importância do evento. “Todos nós sabemos dos desafios que a educação vem enfrentando nesses últimos anos, e nesse processo de mudanças e inovações repentinas, sabemos de toda a ansiedade, estresse, preocupação, entre outros sentimentos, relacionados a este momento de pandemia que poderão estar presentes no nosso modo de agir, pensar e falar. Sendo assim entendemos que este é um momento de aprendizagens, reflexões e interação entre as equipes”, disse.

“Gostaria de agradecer aos nossos servidores da educação pelo empenho e pelo brilhante trabalho que realizam em suas unidades de ensino. Dizer que este é um momento muito importante para a rede municipal de ensino, tendo em vista que este evento abre o ano letivo de 2022. E portanto desejo um excelente início de trabalho para todos, e destaco que para mim, como gestor desta pasta, é muito gratificante ver os avanços da nossa educação, graças a dedicação e compromisso de cada um. Os desafios são grandes, mas estaremos sempre buscando possibilidades de um novo recomeço para uma educação de qualidade”, acrescentou o gestor.

O evento foi marcado pela palestra do conceituado Isaque Folha, pedagogo pós-graduado em psicopedagogia e educação infantil, músico e escritor. Em sua palestra ele abordou sobre o tema geral do evento “A ABNCC e as Competências Socioemocionais, na Luta Contra a Rotina”, e destacou a importância de trabalhar a temática.

“Pensar na Educação não é somente pensar na infraestrutura, pois não adianta uma infraestrutura fantástica com tecnologia, equipamentos, se meu professor está com a saúde mental abalada, então trabalhar com as competências socioemocionais significa trabalhar o alicerce para que a prática pedagógica seja feita além do currículo, seja feita para a vida, transformando uma existência, um conceito, uma mentalidade, então para mim a palestra traz essa essência das competências socioemocionais, inseridas na rotina, que é pesada, que é cansativa, mas que se a gente souber driblar e aproveitar cada desafio, a gente quando olhar trás vai dizer que valeu apena tratar das emoções, melhorar o acolhimento, valeu apena viver tudo isso e ver os alunos aprendendo, crescendo”, destacou o palestrante.

O vice-prefeito, Valdo Benedito, enalteceu o evento. “Só quero agradecer por essa oportunidade de participar desse momento tão importante para nossa educação e pela participação de todos. Acredito que foi de grande aproveitamento esse encontro pelos conteúdos apropriados. Porque se formos analisar tudo que foi discutido, é a realidade da vida cotidiana, as questões ideológicas, a influência da mídia que tenta catequisar as pessoas e, nós temos a preocupação de promover uma educação de qualidade, que valoriza e respeita a família, as tradições culturais e o cuidado nas escolas, com o que as crianças estão aprendendo, como está sendo a sua convivência em sociedade”, disse.

O evento educacional segue, à tarde, com o Curso de Educação Ambiental para professores. Na quarta-feira, 09 será realizada uma Capacitação de merendeiras. A programação continua durante toda a semana nas escolas com a formação dos professores, em preparação para o início das aulas, que estão previstas para começar no dia 21 de fevereiro.

Veja as fotos: