Prefeito de Padre Marcos apresenta frota escolar e fala sobre perspectivas para o ano letivo

24/02/2022

A Prefeitura de Padre Marcos realizou mais uma ação em preparação para o início das aulas do ano letivo de 2022. O prefeito José Valdinar Silva, apresentou a frota de veículos que fará o transporte escolar.

O gestor concentrou no centro da cidade os veículos que vão transportar os alunos, tanto a frota própria do município, como dos contratados. São 31 rotas com veículos licitados, mais sete rotas com ônibus escolares.

Na ocasião, foi averiguado as condições dos veículos, quando foi repassado para os motoristas sobre a necessidade de garantir a segurança e comodidade aos alunos da rede, que dependem de transporte.

Em entrevista, o gestor informou que foi realizado a licitação para a contratação dos transportes escolares e foi organizada a rota, verificando junto com empresa a situação dos carros. “Os motoristas vão assinar um termo de responsabilidade e em caso descumprimento seja em relação as medidas de segurança ou as condições do veículo, a gente pode estar pedindo a empresa para fazer a substituição”, explicou.

Ele ainda acrescentou que já havia sido realizada uma reunião com os motoristas. “Reunimos os motoristas, quando foi repassada as orientações de como devem se comportar e as medidas de seguranças de devem adotar. Uma educação desenvolvida e com qualidade, ela começar desde o momento em que o aluno sai da porta de sua casa até a escola. E na escola ele será recebido em uma estrutura física adequada, professores capacitados e terá uma merenda escolar de qualidade, com cardápio elaborado pela nutricionista. Então é isso que temos feito, estamos sempre zelando pelo bem estar de nossos alunos e profissionais, visando sempre a melhoria e desenvolvimento da educação”, frisou.

O prefeito informou que os veículos da frota própria do município passou por manutenção. “Os ônibus escolares passaram por manutenção, onde foi feito trocas de pneu meia vida, reposição de baterias novas, o para-brisa de um ônibus que estava trincado, foi trocado, além da revisão da parte mecânica e elétrica de todos os ônibus escolares, então os veículos estão prontos para transportar os alunos com toda segurança”, disse o gestor, que acrescentou ainda que toda a manutenção dos veículos foi feita sob a supervisão do secretário de Transportes, Erimar Carvalho.

Valdinar afirmou que a pasta está preparada para o início do ano letivo. “O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, juntamente com toda a sua equipe estão preparados para início das aulas presenciais, bem como os professores, merendeiras e vigias passaram por capacitações, durante a Jornada Pedagógica que foi realizada, onde quero dá ênfase a uma das capacitações, que foi sobre a educação ambiental para ser trabalhado nas escolas, sobre a importância de conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente”, disse.

O chefe do Executivo, Valdinar Silva, falou sobre as perspectivas para o ano letivo. “Mesmo ainda em um cenário de incertezas devido à pandemia, as escolas precisam voltar a funcionar, e para isso nos preparamos para retomar as aulas presenciais. Nosso município tem poucos casos de Covid e com o avanço da vacina, vamos iniciar seguindo todos os protocolos de biossegurança, conforme as medidas dos órgãos de saúde. O sistema de ensino remoto não é eficiente como o presencial, então precisamos retomar e buscar minimizar os prejuízos causado no ensino. Estamos otimistas e planejamos para este ano a recuperação das perdas de aprendizagem”, destacou.

Por fim, o prefeito afirmou que seguirá buscando melhorias para a educação. “Desde que assumimos a gestão em Padre Marcos nós focamos no desenvolvimento do município e esse desenvolvimento passa pela educação, porque ela é base. E vale ressaltar que essa educação é feita pela escola e pelos pais dos alunos, então precisamos estar unidos para conseguir o objetivo comum que é uma educação de qualidade”, concluiu.

Em Padre Marcos, as aulas vão iniciar nesta terça-feira, 22 de fevereiro. O município  tem aproximadamente 1.500 alunos matriculados que serão distribuídos nas 09 escolas  na Rede Municipal de Ensino, nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Reunião com motoristas

Anteriormente, a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião com os motoristas da frota escolar para tratar sobre o transporte dos alunos de forma adequada e segura.