Escola Tio Zezito desenvolve mais uma etapa do projeto de leitura “Deixa que eu Conto”

23/11/2022

A Unidade Escolar Municipal José de Moura Leal (Tio Zezito), com o apoio da Secretaria de Educação de Padre Marcos — PI,  realizou nesta terça-feira, dia 22 de novembro, mais uma etapa do Projeto de Leitura “Deixa Que Eu Conto”, que dessa vez abordou sobre o tema “Os encantos da Literatura de Cordel”.

O projeto de leitura, que vem sendo desenvolvido durante todo o ano letivo, tem como objetivo, melhorar a prática da leitura, estimular a criatividade, desenvolver a imaginação, trabalhar a memória, aprimorar o vocabulário e ajudar na escrita dos alunos, entre muitos outros benefícios.

A culminância do projeto foi realizado no pátio da escola, desenvolvido pelos alunos do 4.º ano A e B, no período da manhã e tarde, onde foram realizadas diversas atividades e dinâmicas promovendo a leitura entre os educandos.

Durante a exibição do projeto foram realizadas apresentações pelos alunos da unidade escolar, rimas, poemas, sextilhas e quadrilhas, xilogravuras, capoeira, poetas populares nordestinos e danças culturais.

Na ocasião, estiveram presente durante a culminância do projeto, o secretário de Educação Eraldo Gomes, a técnica Lucilene Dias, a orientadora pedagógica Ana Meire, professores e demais profissionais da educação.

O Secretaria Municipal de Educação, Eraldo Gomes, falou sobre o projeto. “Estou muito feliz, com mais uma exibição do projeto, uma educação de qualidade, gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida na execução do projeto.  A Leitura permite que as crianças compreendam os problemas reais e busquem formas de interagir e solucioná-los. O hábito da leitura é de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, e sem dúvidas coloca o aluno como protagonista do próprio aprendizado”. Disse.

A coordenadora Pedagógica, Ronimaura Dias, destacou que o projeto tem em vista repassar aos alunos a importância da leitura para a vida. “Assim, estimulando a leitura faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando-lhes um horizonte totalmente novo.” ressaltou.

A professora Sammya Suellenn, também ressaltou sobre a realização do projeto, enaltecendo sobre a importância trabalhar a literatura de cordel na sala de aula. “A importância trabalhar a literatura de cordel na sala de aula não é o de formar poetas e sim leitores. Acreditamos que os poetas se formam a partir de uma ampla e significativa experiência de leitura, e se a escola contribuir com esta formação, estará cumprindo o seu papel”. Disse.

Fotos;