Notícias

Alunos da rede municipal de Padre Marcos são contemplados com bolsa de monitoria em projeto do FIDA

10/02/2023

O projeto de monitoria idealizado pelo diretor Francisco Mizael de Carvalho, da Escola José Jubelino de Macedo, localizado na zona rural de Padre Marcos, e que tem como coordenador do projeto de monitoria o professor Gildo Paulo de Araújo, foi um dos selecionados para ser financiado pelo FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

A proposta do projeto a ser desenvolvido na instituição pública de ensino, é a construção de um laboratório de matemática a partir de materiais reutilizáveis.

O projeto será realizado na Escola Municipal José Jubelino de Macedo, coordenado pelo professor Gildo Paulo de Araújo, que receberá uma bolsa de R$ 400 e pelos quatros alunos selecionados – Isacaria de Macedo Carvalho, Kessielly Francidalva Carvalho, Lahanna Karynna Carvalho Feitosa e Pedro Fogaça Galvão, que receberão bolsas de $ 180,00 durante um período de 8 meses.

Os alunos selecionados são atualmente do 7° ano do ensino fundamental II e irão ser monitores no projeto. Conforme o edital os mesmos deverão obrigatoriamente estar matriculados na escola, bem como o professor estar lotado na instituição vencedora para execução do projeto no ano de 2023.

O diretor da escola Francisco Mizael e o professor Gildo, agradeceram o apoio da Secretaria de Educação e a parceria com a Prefeitura de Padre Marcos. Segundo eles, sem o apoio da gestão seria impossível a realização do projeto na escola que irá beneficiar cerca de 184 alunos que estão matriculados nas turmas de Ensino Fundamental I e II, que poderão ter aulas práticas de matemática através da construção do laboratório.

O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, como Coexecutora, pela execução das ações do Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido, amparado na lei Nº 7.237 de 23 de julho de 2019, que institui, no âmbito do Estado do Piauí, o Programa de Bolsa Monitoria, Iniciação à Pesquisa e Agente de Apoio a Projetos Escolares, no contexto do Projeto Viva o Semiárido e serão executados em escolas das redes públicas municipal e estadual e escolas profissionais atendidas pelo Subcomponente de Educação Contextualizada no âmbito Projeto Viva o Semiárido – PVSA.

Os Projetos de Monitoria visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, promover cooperação entre professores e educandos e estimular a iniciação à docência em escolas das redes públicas municipal e estadual e escolas profissionais, observadas as disposições do Acordo e condições estabelecidas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.