Plenária de Saúde é realizada em Padre Marcos e discute melhorias para o SUS

24/03/2023

Com a temática central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o município de Padre Marcos promoveu na manhã desta quinta-feira, 23 de março, a Plenária Municipal de Saúde

A Plenária tem por objetivos discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, além de executar como etapa municipal necessária da 17ª Plenária Nacional de Saúde.

O espaço democrático visa ainda definir os delegados que representarão o munícipio de Padre Marcos na etapa macrorregional da IX Conferencia Estadual de Saúde, bem como atualizar o Plano Municipal de Saúde para o quadriénio 2022\2025.

O evento realizado pela Prefeitura, Através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do vice-prefeito Valdo Benedito, da secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francimeiry Carvalho, vereadores, secretários, dentre outros.

Na abertura, o vice-prefeito Valdo Benedito, enfatizou a importância da plenária na definição de diretrizes que irão contribuir com a melhoria no serviço de saúde pública do município.

“A Plenária de Saúde é uma oportunidade para que possamos contribuir ativamente na construção de um SUS mais democrático e eficiente, que atenda às necessidades dos cidadãos. Então nosso desejo é que tenhamos um evento proveitoso, em que sejam elencadas boas propostas para o melhoramento do SUS e por consequência promover mais avanços na saúde do munícipio”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_6409.jpg

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, demostrou satisfação pela grande participação na Plenária, ressaltando que o momento é uma oportunidade ímpar para discutir e planejar ações para a melhoria da saúde de Padre Marcos.

A palestra magna, foi ministrada pelo mestre em Saúde Coletiva, Átila Araújo. Segundo ele, os principais pontos a serem discutidos incluem os debates sobre aspectos relacionados à melhoria da saúde, com sugestões de propostas que possam trazer avanços para a saúde nas três esferas municipal, estadual e federal.

Átila de reflexiva e informativa defendeu e destacou importância do SUS na vida dos brasileiros. “Se faz necessário que a sociedade entenda a importância do SUS. Sabemos que tem muitas mazelas e gargalhos, no entanto é um sistema que está em construção e ainda não está consolidado, por isso, quando pensar em criticar, vale lembrar que as vacinas são gratuitas, que a quimioterapia é de graça, que 90% dos transplantes no Brasil é feito pelo SUS, temos o maior programa de imunização do mundo. Então que as pessoas possam se inteirar disso e vestir a camisa do SUS e levantar essa bandeira para que possamos chegar em um sistema bem consolidado”.

Após a abertura oficial, a leitura do regimento interno e a palestra, os participantes realizaram os trabalhos divididos em quatro grupos correspondentes a cada eixo temático, sendo: eixo 1: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e eixo 4: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Ao final das discussões, os grupos levantaram propostas e diretrizes para os governos municipal, estadual e federal, quando foram apresentadas e aprovadas as propostas, que foram debatidas na plenária final.

Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados que vão representar e defender as propostas do munícipio na etapa macrorregional que acontece em abril, na cidade de Picos. Em maio será realizada a Conferencial Estadual de Saúde, em Teresina, e posteriormente a Conferência Nacional em Brasília.

A Plenária Municipal de Saúde encerrou com a entrega de certificados e o almoço.

Fotos: