Notícias

Jornada Cultural e Turística trata sobre reconhecimento de Padre Marcos como berço da educação e entrega Identificação Cultural para artistas

27/03/2023

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta sexta-feira, 24 de março, a II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico, com o tema “Novos Rumos: Construindo a economia criativa e a identidade cultural”.

O evento aconteceu na sede do Centro Social e contou a presenças do prefeito Valdinar Silva, da primeira-dama Edilene Silva, do vice-prefeito Valdo Benedito, da secretária de Cultura, Linnara Emily, além dos vereadores, demais secretários e artistas locais.

O evento que tem como foco discutir sobre a cultura local e o potencial turístico de Padre Marcos, iníciou com a apresentação da aluna da Escola Cândida Macedo, Kessiele Carvalho, que fez a entoação do Hino de Padre Marcos.

A abertura oficial foi realizada pela secretária de Cultura, Linnara Emily, anfitriã do evento. “É com alegria que realizamos a nossa II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico, cada um de vocês é muito importante, pois estamos construindo a nossa história. E quero agradecer ao prefeito Valdinar com a sua equipe, que não mede esforços para trabalhar para o bem comum da população”, disse.

Ela ainda falou sobre a Lei Paulo Gustavo, uns dos temas a ser tratado no evento. “Vamos apresentar a Lei Paulo Gustavo, uma medida de engrandecimento para nossa cultura, um grande avanço social, que traz um incentivo para os artistas locais, que são os verdadeiros protagonistas da cultura, porque são quem perpetuam a nossa identidade, a nossa história. São vocês que constroem a nossa cultura e estamos fazendo isso com grande responsabilidade e apreço, porque é sobre a nossa história, a nossa identidade cultural”, finalizou.

O vice-prefeito Valdo Benedito, grande colaborador para regaste da cultura local, manifestou alegria pelo evento que é um momento para tratar sobre a cultura e o turismo no município. “Estamos felizes pela oportunidade, Padre Marcos que foi emancipado em 1964, só no ano de 2023 estamos tratando de cultura na busca pela valorização e resgate das nossas origens”, frisou.

Ele destacou a importância do reconhecimento cultural da cidade Padre Marcos como berço da educação piauiense, e ainda abordou sobre os desafios enfrentados para resgatar a história do munícipio, a história do Padre Marcos de Araújo, que montou a primeira escola no Piauí, especificamente na Terra da Boa Esperança, e que além de educador, e sacerdote, foi político no Estado do Piauí.

Valdo Benedito está escrevendo um livro, sobre a história do munícipio, em que registrará a história da Terra Boa Esperança e do Padre Marcos de Araújo. “Minha missão e de fazer funcionar, de resgatar e divulgar a história do padre e da nossa cidade, pois queremos o reconhecimento de Padre Marcos como berço da educação piauiense”, afirmou.

O vice ainda afirmou, que a grandeza da história do munícipio relacionado ao padre o motiva a continuar buscando, pesquisando e lutando junto ao prefeito Valdinar pelo reconhecimento e pela construção do Museu. “O Padre Marcos de Araújo, se destacava em tudo que fazia, uma pessoa que podia ter ido para qualquer lugar como sacerdote, mas veio para o sertão, que, à época, era uma fazenda de gado, veio para a Terra da Boa Esperança, criou uma escola e levantou a bandeira da educação, e como político também teve grandes feitos”, relatou.

“Para mim a arte é a do artística local, que trabalha com cerâmica, a mulher que faz o bolo decorado, de quem faz poesia, do repentista, de quem escreve livros, para mim isso é que cultura, feita com sabedoria, com respeito as origens, a família e com respeito a Deus”, finalizou Valdo.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que a Jornada busca divulgar a cultura e turismo do município. “Temos uma cultura forte em vários aspectos e por isso estamos nos organizando cada vez mais, para evidenciar a nossa cultura, queremos regatar a nossa história e ter nosso munícipio reconhecido como berço da educação piauiense, além de promover a valorização dos nossos artistas locais”, disse.

Valdinar falou sobre as leis de incentivo a cultura, as quais o município foi contemplado. “Padre Marcos foi contemplado com dois projetos, que é a que Lei Rouanet e a Lei Paulo Gustavo, que visa apoiar, difundir e valorizar todas as manifestações culturais. E para isso, estamos fazendo o mapeamento de todas as pessoas que fazem cultura em nosso munícipio, a qual temos quase 100 pessoas credenciadas, e essas pessoas tem que ser vistas, precisamos alcançar esse público e beneficia-los”, disse.

Outro ponto destacado pelo gestor é o regaste da história do munícipio. “Vamos contar a história do Padre Marcos de Araújo, e temos avançado nessa questão, criamos a associação cultural, conseguimos através de muitas pesquisas um acervo, em que podemos provar que Padre Marcos é berço da educação, contando sobre quem foi o Padre Marcos de Araújo, e nosso próximo desafio é a construção do Museu. Então seguiremos nesse caminho, e esse momento é um passo importante na construção da nossa história, que será constituída dentro do munícipio. E vale destacar que Padre Marcos está dentro da rota do turismo, um ponto positivo para fortalecer e incentivar as nossas atividades culturais”, finalizou.

Edson Ribeiro, ministrou a palestra magna, onde abordou sobre o tema “LPG uma nova realidade”, quando repassou informações sobre a Lei Paulo Gustavo e falou sobre a importância do incentivo e valorização da cultura do munícipio e dos artistas locais.

“Cultura se faz com a união de todos, e acima de tudo, reconhecendo nossos valores locais, a nossa cultura tradicional. E em Padre Marcos, nós estamos estabelecendo um ponto de resistência, discutindo não somente sobre a Lei Paulo Gustavo, ou a construção da economia criativa e a identidade cultural e turística do munícipio, buscando o reconhecimento de Padre Marcos, como berço da educação no Piauí”, afirmou.

Segundo ele, é preciso apoderar e empoderar daquilo que é do município. “Se a população de Padre Marcos não acreditar, não reconhecer, não divulgar que é berço da educação piauiense, certamente os demais não assim o entenderam. Se não conheço minha história, como traçar uma meta para o futuro”, disse ele, destacando que a meta da gestão para o ano, é o reconhecimento de Padre Marcos como berço da educação piauiense e a valorização dos artistas com a entrega dos recursos da Lei Paulo Gustavo. "Cultura e turismo andam juntos, pois ambos são geração de emprego e renda, para assim melhorar a vida do cidadão”, encerrou.

Após a palestra, o município fez o lançamento manifesto e entregou a carteira de Identificação Cultural, para os artistas de Padre Marcos. Durante a Jornada, teve também a apresentação de artistas locais, como o repentistas Netinho Macedo e cantor Francis.

 

 

Na Jornada, ainda foi entregue um formulário para artistas locais, a qual eles terão a oportunidade de apresentar sugestões, para construir a cultura do munícipio, valorizando as origens e tradições.

Fotos: