36º Torneio da Semana Santa em Casa Nova é realizado e mantém a tradição

11/04/2023

Mantendo a tradição, o povoado Casa Nova, comunidade situada na zona rural do município de Padre Marcos, sediou por mais um ano o Torneio de Futebol Amador da Semana Santa, que acontece há 36 anos.

O Torneio foi realizado no dia 08 de abril, sábado de aleluia, promovido com o apoio da Prefeitura Municipal de Padre Marcos, com o objetivo incentivar o esporte local e manter vivas as tradições culturais no município.

O Torneio contou com a participação de oito equipes. Além do time anfitrião, de Casa Nova, a competição foi disputada pelas equipes de Padre Marcos, Jaicós, Belém, Marcolândia, Francisco Macedo, Alegrete e Campo Grande do Piauí.

Os jogos aconteceram durante todo o dia. Com as melhores campanhas, o time Francisco Macedo e Alegrete do Piauí, chegaram à grande final. A partida foi equilibrada e terminou empatada, sem gols, no tempo normal, levando a disputa pelo título para os pênaltis.

O time de Alegrete do Piauí, atual campeão do Torneio levou a melhor e venceu por 4 a 2, nos pênaltis, conquistando o título de bicampeão da competição.

Após a partida final, aconteceu a cerimônia de premiação. O time campeão, levou a premiação de 1.200, e o 2º lugar, Francisco Macedo ganhou a premiação de R$ 700. Também foram premiados o melhor jogador, o Paredão, do time de Alegrete e o melhor goleiro, o Severo, de Francisco Macedo. Além da premiação em dinheiro, também foram distribuídos troféus e medalhas entre os atletas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Valdinar Silva, parabenizou a todos os envolvidos na realização do Torneio, desde a organização, os times participantes e o público presente, bem como manifestou o desejo de engradecer mais a competição nas próximas edições.

“O Torneio da Casa Nova, vai além dos jogos, é um momento de confraternização, onde onde a comunidade se encontra e mantém a sua tradição. São 36 anos em que a comunidade realiza esse evento, e nos últimos anos, a nossa gestão vem dando total suporte ao evento, por entender a importância de manter a cultura. Por isso, quero agradecer a todos os envolvidos que abrilhantaram esse evento, e refirmar nosso compromisso em melhorar mais a estrutura local para que o evento se torne maior a cada edição”, disse.

A realização do evento, que também conta com o apoio e organização do vereador José Bonifácio Dias, que em entrevista, fez um relato sobre história do Torneio. Ele discorreu desde quando iniciou, a qual contava com diversas outras atividades culturais, as mudanças, inclusive de data e local no decorrer das edições, até os dias atuais, onde o Torneio se consolidou dentre as maiores competições do município.

“O Torneio da Semana Santa da Casa Nova é uma tradição antiga da nossa comunidade e vamos continuar a ajudar a manter viva essa tradição cultural. O evento além de incentivar a prática esportiva, proporcionar entretenimento e lazer para a comunidade local e visitantes”, acrescentou Bonifácio.

Ele ainda agradeceu todo apoio que recebeu para a realização do Torneio e frisou que o objetivo é fazer o evento cada vez maior, como também avaliou positivamente a 36ª edição. “Nossa avalição é positiva, e dizer que vamos buscar melhorar mais o evento a cada edição”, finalizou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_9180.jpg

O vereador Antônio Chiquinho, que é um grande incentivador do esporte no munícipio, também, se pronunciou, quando parabenizou a comunidade pela realização do evento, bem como o prefeito Valdinar e o vice-prefeito Valdo Benedito pelo apoio ao esporte. Ele ainda parabenizou todas as equipes que participaram da competição.

Após o Torneio, foi realizada uma festa, animada pelo DJ Junior, de Padre Marcos.

Além das atividades esportivas, o Torneio se torna um dia de lazer, movimentando a comunidade, que recebe um grande número de visitantes, além da população local.

Participaram do evento várias autoridades, como o prefeito Valdinar Silva, a primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, o presidente da Câmara, vereador Iranildo Carvalho e os vereadores Antônio Chiquinho, Hilda Anália, Bonifácio Dias, os secretários municipais Maria Lúcia (de Saúde), Eraldo Gomes (de Educação), Erimar Carvalho (de Transportes), Lucicleide Dias (de Assistência Social), Oziel Dias (de Obras), Adjano Bento (de Agricultura), Soênio Ribeiro (de Esportes), a engenheira civil Williane Kelly, o assessor jurídico Felipe Rocha, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gracirlene Perpétua, o assessor técnico, Edson Ribeiro, além dos vereadores dos munícipios de Belém, Francisco Macedo e Vila Nova.