Padre Marcos realiza abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social e da Campanha Maio Laranja

09/05/2023

prefeitura de Padre Marcos-PI iniciou na manhã desta segunda-feira (08) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social e também as ações alusivas à campanha “Maio Laranja: Mês de Combate e Prevenção à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A abertura oficial foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social Social – SEMAS, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes de diversos setores da sociedade civil, além da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Núcleo de Cidadania e Adolescência (NUCA).

Também estiveram presentes no evento o prefeito municipal Valdinar Silva, a primeira-dama Edilene Silva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Iranildo Francisco, vereadores, secretários municipais e membros da administração.

O objetivo do encontro foi destacar o mês de maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Durante a abertura da conferência, foi enfatizada a necessidade de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Sarah Leal

Durante a palestra realizada pela Assistente Social Sarah Leal, foram abordadas questões relevantes relacionadas ao combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

A palestrante ressaltou a importância de estar atento aos sinais de violência e enfatizou a necessidade de uma atuação colaborativa entre os diversos agentes sociais.

“A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.” explicou.

Durante a manhã, foi realizada a abertura da campanha “Maio Laranja”, que visa combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Além disso, houve a entrega de kits do material da campanha para todas as escolas do município, a fim de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate a esse tipo de violência. Também foi realizada uma oficina sob o tema: “Até a maratona mais longa começa com um pequeno passo”.

Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide

Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide falou sobre a importância da iniciativa:

“Essa é uma ação que temos que trabalhar todos os dias. Já deliberamos internamente junto com a Educação pois entendemos que esse é um tema muito importante que devemos trabalhar, fazendo bonito e lutando pelos direitos das crianças e dos adolescentes.” disse.

Prefeito Valdinar Silva

prefeito Valdinar Silva também destacou a importância da conferência e da campanha, ressaltando o compromisso do município em desenvolver políticas públicas que enfrentem esse grave problema:

“Estamos na campanha do Maio Laranja e todos os anos é importante focarmos nessa iniciativa de suma importância para os nossos jovens. Estamos vivendo o mundo digital que é muito perigoso, além de todos os outros perigos, por isso vale ressaltar a relevância da participação da sociedade civil, das entidades e das instituições locais no combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.” enfatizou o gestor.

A programação da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social segue assim:

09/05 – Terça-Feira

07h:30min – 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

14h-Audiência Pública sobre o Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares 2023

18/05 – Quinta-Feira

16h – Carreata alusiva ao encerramento da Campanha “Maio Laranja: Todos no combate e prevenção à exploração e abuso sexual de Crianças e Adolescentes”.

Imagens!