Padre Marcos realiza 13ª Conferência de Assistência Social e discute reconstrução do SUAS

11/05/2023

“Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Este é o tema da 13ª Conferencia Municipal de Assistência Social realizada no munícipio de Padre Marcos nesta terça-feira, 09 de maio.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, o evento aconteceu na Câmara e contou com a participação de autoridades municipais, representantes de diversos entidades e a sociedade civil.

A Conferência tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Antes da abertura, foi realizada a apresentação de uma coreografia musical com crianças acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Padre Marcos.

A abertura oficial foi conduzida pela presidenta do CMDCA, a Agda Érica. “Essa Conferência é muito importante e significativa na qual traz um tema de grande relevância ‘o SUAS que tem e o SUAS que queremos’. Quando se trata do social, de políticas públicas, o nosso olhar enquanto comunidade deve ser voltado com carinho, pois a partir dessas políticas públicas podemos garantir que bens e serviços básicos cheguem a população, principalmente, aqueles que mais necessitam”, disse.

A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, destacou a importância do evento para o fortalecimento do SUAS. “A Conferência tem como foco a avaliação da política de Assistência Social, e a definição das diretrizes para o aprimoramento do SUAS. Então que possamos nessa oportunidade, pensarmos juntos nesse espaço de fala e debate sobre o SUAS que queremos. Para isso devemos nos apropriarmos das propostas dos eixos e propor ações que possam aprimorar o nosso Sistema Único de Assistência Social, como meio de melhoria de vida daqueles mais vulneráveis, garantindo-lhes seus direitos”, afirmou.

O prefeito Valdinar Silva, destacou a importância do espaço de discussão na construção de políticas públicas que atendam as necessidades da população. “Para que a gente possa construir cada vez mais políticas públicas que venham atender as demandas da população, é necessário que haja esse espaço de articulação. O SUAS é muito importante e os últimos governos não tiveram o olhar que deveria ter para com a assistência social. Então que possamos nesse espaço propor melhorias que possam contribuir para o fortalecimento do SUAS”, afirmou.

Após a cerimônia de abertura, a secretária de Administração Thuanny Mikaella, apresentou um painel do diagnóstico das ações, serviços e projetos executadas pela Secretaria de Assistência Social no ano de 2022.

Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a assistente social Ariane Santos, ministrou a palestra magna abordando o tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, bem como os eixos temáticos: Eixo 1 – Financiamento; Eixo 2 – Controle social; Eixo 3 – Articulação entre os seguimentos; Eixo 4 – Serviços, programas e projetos; e Eixo 5 – Benefícios e transferência de renda.

Em seguida, foram divididos os grupos de trabalhos, momento em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar a oferta de serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e deliberou propostas a serem implementadas a nível municipal, estadual e federal.

Ao final da Conferência, foram apresentadas propostas e sugestões para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços e benefícios sociais para todos os cidadãos.

Dentre as propostas aprovadas, estão garantir recursos para a aquisição própria do órgão gestor e veículo próprio para assistência social, garantir o cofinanciamento da Proteção Social Básica e não somente para os benefícios eventuais e outros.

Após a plenária, aconteceu a escolha dos delegados que vão representear o município de Padre Marcos da Conferência Estadual de Assistência Social. O evento encerrou com a entrega de certificados e o almoço.