Caminhão Amigos do Peito realizará mais de 300 Exames de Mamografia em Padre Marcos

09/06/2023

Caminhão Amigos do Peito, enviado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), está presente na cidade de Padre Marcos de 7 a 10 de junho para realizar um total de 336 exames de mamografia.

Essa iniciativa tem como objetivo promover a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, oferecendo um serviço essencial às mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Todas as mulheres que passarão pelo exame foram previamente agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos, garantindo assim que todas sejam atendidas de forma organizada e eficiente.

Com uma média de 84 mulheres por dia, o Caminhão Amigos do Peito trabalhará para oferecer exames de qualidade e orientações necessárias para a saúde das pacientes. A ação foi acompanhada pelo prefeito Valdinar Silva, e pela secretária de Saúde, Maria Lúcia.

A mamografia é um procedimento fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. Através desse exame, é possível identificar lesões e anomalias nas mamas, permitindo um diagnóstico preciso e a oportunidade de tratamento adequado, aumentando consideravelmente as chances de cura.

O Caminhão Amigos do Peito é uma unidade móvel equipada com tecnologia avançada de mamografia, proporcionando uma experiência confortável e segura para as pacientes. Além disso, uma equipe qualificada de profissionais da área da saúde está pronta para realizar os exames e fornecer orientações sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde mamária.

A ação da Sesapi em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde demonstra o compromisso em levar atendimento de qualidade para regiões mais distantes, promovendo a equidade no acesso à saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos ressalta a importância de as mulheres aproveitarem essa oportunidade para realizar o exame de mamografia, independentemente de estarem ou não com sintomas ou histórico familiar da doença. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama e garantir uma vida plena e saudável.

O Caminhão Amigos do Peito permanecerá em Padre Marcos até o dia 10 de junho, e todas as mulheres agendadas terão a oportunidade de realizar o exame de mamografia gratuitamente. A expectativa é que essa ação contribua significativamente para a saúde e bem-estar da população feminina da cidade, reforçando a importância da prevenção e o cuidado com a saúde das mamas.

Imagens!