Educação de Padre Marcos realiza Formação sobre o Letramento Racial e os Desafios para uma Escola Antirracista

23/06/2023

No último dia 7 de junho, a Educação de Padre Marcos realizou uma importante formação sobre o letramento racial e os desafios para a construção de uma escola antirracista. O evento foi organizado no âmbito do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e contou com a participação de gestores escolares, professores do ciclo de alfabetização e professores da educação infantil.

A formação teve como objetivo central discutir e sensibilizar os profissionais da educação sobre a temática do racismo, visando a promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas.

O palestrante convidado, Professor Rafael Santos, trouxe uma abordagem clara e envolvente, estimulando a reflexão e o engajamento dos presentes.

Gorete Leal

A coordenação municipal do programa em Padre Marcos está a cargo de Gorete Leal, que ressalta a importância de abordar o letramento racial no contexto educacional.

“É fundamental que as escolas estejam preparadas para lidar com questões raciais de forma sensível e construtiva. A formação é um passo importante nessa direção”, afirmou Gorete.

A formação contou ainda com a presença das formadoras municipais, Lucilene Dias, responsável pelos professores do ciclo de alfabetização, e Luzimar Carvalho, responsável pelos professores da educação infantil. Ambas destacaram a relevância de discutir o tema desde as primeiras etapas da formação educacional, buscando criar uma consciência antirracista desde a infância.

Eraldo Gomes

Secretário de Educação de Padre Marcos, Eraldo Gomes, elogiou a realização da formação e ressaltou a importância de debater o racismo no ambiente escolar.

“É fundamental conscientizar a comunidade educacional sobre a relevância desse tema e refletir sobre nossas práticas enquanto educadores. Somente assim poderemos construir uma escola mais justa e igualitária”, destacou.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) tem se mostrado uma iniciativa eficaz na promoção da educação de qualidade no estado do Piauí. Além de abordar o letramento racial, o programa também contempla outros eixos essenciais para a formação dos educadores e o desenvolvimento dos estudantes. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a formação sejam aplicados nas práticas pedagógicas, transformando a realidade das escolas e da comunidade como um todo.

Veja imagens!