Notícias

Festa da Colheita reúne escola e famílias e enaltece o homem do campo

11/07/2023

A 3ª edição da Festa da Colheita foi realizada no povoado Canto Alegre, zona rural de Padre Marcos. O evento é promovido pela Escola José Jubelino de Macedo, que também é sede da Creche Tia Ana Macedo e da Unidade Estadual de Ensino Constâncio Carvalho. 

A festividade tem por princípio a valorização do homem do campo, tendo em vista que a atividade agrícola é a principal fonte de renda das famílias do povoado, além de ser um momento de confraternização entre a escola e as famílias. 

A iniciativa realizada pela escola é trabalhada de forma pedagógica em que são feitas atividades onde os professores desenvolvem junto aos alunos atividades que promovam o conhecimento e a valorização do homem do campo, que tem um grande valor social e, por isso é trabalhado com os alunos.

A III Festa da Colheita aconteceu no sábado, 08 de julho, promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade do povoado Canto Alegre. O evento contou com a participação de um grande número de pessoas, dentre autoridades e a população em geral.   

O evento, que também é tido como festa do amor, união e partilha, busca ainda relembrar a origem simples e os costumes do homem do campo, preservar a natureza, evidenciar as diversidades regionais, bem como resgatar alguns princípios bíblicos importantes para ensinar os alunos e a comunidade em geral a valorizarem o pão de cada dia e serem agradecidos pelas bençãos recebidas.  

O evento aconteceu no espaço em frente à escola, que ganhou uma decoração especial, típica dessa época do ano, além da exposição de produtos da agricultura familiar, produzidos no próprio povoado, como abóbora, milho, mandioca, amendoim, algodão, fava, cana de açúcar, feijão, melancia, dentre outros.

O evento foi aberto com a apresentação do hino de Padre Marcos, e logo após foi apresentada a história da Festa da Colheita. Também foram realizadas apresentações com coreografias de músicas, cordel, paródia, apresentação dos produtos da colheita local, em que além de evidenciar a agricultura familiar e a cultura local, mostrou o desenvolvimento educacional dos alunos da escola, que já no primeiro 1º e 2º ano, leem fluentemente.   

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0362.jpg

Outro atrativo, foi o desfile de alunos do Ensino Fundamental “Princesas e Príncipes do Campo”, com representação de estudantes de todas as turmas da escola, quando esbanjaram talento e simpatia.  

O diretor da escola José Jubelino de Macedo, Francisco Mizael de Carvalho, falou sobre a grande alegria em realizar a III edição da festa, que segundo ele, é a maior dentre as outras promovidas anteriormente. Ele também agradeceu aos colaboradores do evento, destacando que a parceria foi essencial para que tudo acontecesse com êxito. 

Ele ainda destacou a importância de promover o evento.  “A Festa da Colheita, acima de tudo, tem o intuito de comemorarmos e agradecermos a Deus pelos frutos da nossa terra, que conseguimos ao logo desse inverno, que foi muito abençoado para toda a comunidade. E como 100% de nossos alunos são filhos de agricultores, onde a renda é fruto da agricultura familiar, é muito importante esse momento, é uma forma de valorizarmos o homem do campo, agradecermos pelos produtos colhidos nesta terra e, principalmente, evidenciar os protagonistas desta festa que são o homem e a mulher do campo”, afirmou.   

O secretário de Educação Eraldo Gomes, disse que o povoado é essencialmente agrícola e por isso a escola celebra a colheita com a festa. Ele também externou sua satisfação em participar do evento. “Esse é um evento que vem ganhando uma proporção cada vez maior e, isso nos enche de alegria”, pontuou.  

O gestou ainda enalteceu o trabalho de destaque que a escola vem realizando. “Temos dados oficiais, que coloca a nossa educação em destaque, com os resultados desta escola. No ano de 2021, referente ao Saebe, foi a escola que teve o melhor resultado no município com notas extraordinárias, e agora com dados de 2022, divulgados essa semana em relação a fluência, a unidade de ensino teve novamente um resultado muito bom. É algo que me deixa emocionado, quando vejo uma criança no processo de alfabetização lendo fluentemente e a gente viu aqui crianças de 1 º e 2º ano, lendo. Então essa é a certificação do excelente trabalho que está sendo feito, a representação de que estamos no caminho certo”, disse.  

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, disse que a Festa da Colheita, é muito importante, enaltece produção local e, principalmente, mostra o trabalho que é realizado na escola. “Em ambos os sentidos aqui estão sendo colhidos bons frutos, que serão colhidos no futuro, não só da colheita, mas pela educação que é desenvolvida nesta escola, uma equipe de profissionais compromissados, que com a participação dos pais estão educando cidadãos e excelentes profissionais para o futuro”, afirmou. 

Ele frisou que a Festa da Colheita já é uma tradição e que nunca deve acabar independente de quem esteja à frente da escola. “Essa é uma festa bonita, um diferencial, que mostra os frutos que é produzido na agricultura familiar e valoriza o homem e a mulher do campo. Então que seja sempre realizada e incentivada para assim crescer mais a cada edição”, disse.  

Valdinar finalizou reafirmando seu compromisso com a educação. “Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a educação de Padre Marcos, investindo na qualificação dos nossos profissionais, melhorando a estrutura física das escolas, dando todo suporte para que a nossa educação siga avançando”.  

O evento contou ainda com música ao vivo, onde se apresentaram os cantores Xiau Show e Jailson e Giovane Lima.

Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama Edilene Silva, os vereadores Francisco Manoel, o Neli, Bonifácio Dias, Iranildo Carvalho, Helton Carvalho, a engenheira civil, Williane Kelly, a diretora da Creche e Pré-Escola Tia Ana Macedo, Francilana Carvalho, dentre outros.