Encerramento do Curso “Saúde com Agente” é celebrado com êxito em Padre Marcos

24/07/2023

Na última sexta-feira, 14 de julho, o município de Padre Marcos celebrou o encerramento do curso “Saúde com Agente”, tendo 19 alunos que iniciaram e concluíram o programa com êxito.

Dentre eles, 14 foram Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 5 Agentes de Combate às Endemias (ACE). A preceptora responsável pelo curso foi a Enfermeira Jannaina Alencar, que guiou os alunos durante todo o processo de aprendizagem.

O curso, que contou com o total apoio da Gestão Municipal, na pessoa do Prefeito Valdinar Silva, e da Secretaria de Saúde, representada por Maria Lúcia, foi uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Essa iniciativa visa a formação técnica na área da saúde no formato híbrido, onde os estudantes vivenciam o processo de aprendizagem de forma presencial e a distância.

Com um investimento de mais de R$ 388 milhões, o Programa Saúde com Agente foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Seu objetivo é oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil, buscando a melhoria dos indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Em Padre Marcos-PI, o curso teve a duração de 10 meses e foi realizado no formato semipresencial, com uma carga horária total de 1.275 horas. Durante esse período, os profissionais foram capacitados para desempenharem um papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, atuando de forma mais efetiva na prevenção e no cuidado das pessoas.

A intenção é que esses agentes de saúde tenham um olhar apurado sobre as informações coletadas nas residências e sejam capazes de melhor orientar os pacientes em suas necessidades.

A festa de encerramento do curso foi realizada pelos próprios alunos, com o apoio da gestão municipal, e foi marcada por um sentimento de realização e conquista.

O prefeito Valdinar Silva foi representado na ocasião pela engenheira civil Williane Kelly que expressou sua satisfação em ver o comprometimento dos alunos, e a importância dessa qualificação para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população.

A conclusão do curso “Saúde com Agente” em Padre Marcos é mais um passo importante para a valorização desses profissionais que são fundamentais na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade. Com essa iniciativa, o município fortalece sua equipe de saúde e se prepara para oferecer um atendimento ainda mais eficiente e de qualidade aos cidadãos.

Imagens!