Em Brasília, Valdinar participa de agendas municipalistas e visita ministérios em busca de recursos para Padre Marcos

17/08/2023

A crise financeira que tem se agravado em muitos municípios com as recorrentes quedas de receitas, levou mais de 60 prefeitos do Piauí para Brasília onde cumprem intensa agenda político-administrativa.

Dentre estes, está o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, que está na Capital Federal acompanhado de sua esposa, a primeira-dama, Edilene Silva.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-97-1024x682.jpeg

Na terça-feira, 15 de agosto, o gestor municipal participou de agenda na Câmara dos Deputados, organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e coordenação da bancada do Piauí no Congresso Nacional com objetivo de resolver as dificuldades financeiras encontradas pelos municípios por conta da queda dos repasses do FPM e o atraso nas emendas.

O encontro, além dos prefeitos do Piauí, contou com as presenças, dos senadores Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD); os deputados federais Flávio Nogueira (PT), que também é coordenador da bancada do Piauí, Castro Neto (PSD), Dr. Francisco Costa (PT), Merlong Solano (PT), Júlio César (PSD) e Júlio Arcoverde (PP); o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, que representou o governador Rafael Fonteles; e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o prefeito Valdinar Silva, esteve na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde participou dos debates sobre as leis complementares que estão tramitando e sobre a divisão de recursos para os municípios. O evento reuniu mais de 2 mil gestores de todo o país.

Além das agendas organizadas pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gestores municipais estão visitando os gabinetes dos deputados federais e senadores para dialogar sobre a destinação de recursos para seus respectivos municípios.

Em entrevista, Valdinar disse que o movimento surtirá efeito. “Estamos em Brasília, juntamente com a CNM e a bancada federal, tratando de pactos financeiros como a queda do FPM, os royalties, a perda de arrecadação da Educação, atrasos nas emendas de custeio da Saúde, e foi um debate muito bom, com certeza esse movimento que estamos fazendo nesses dois dias, surtirá efeito”, disse.

O gestor relatou a situação pela qual enfrenta para administrar o município. “É preocupante a crise financeira, e está impactando os munícipios, principalmente, Padre Marcos, onde 15% da receita líquida já é comprometida, em que aproximadamente R$ 100 mil, é para o pagamento de grandes dívidas referentes a FGTS e INSS, deixadas por outras gestões”, explicou.

Por fim o gestor, afirmou que está buscando soluções. “É uma situação delicada para a Prefeitura de Padre Marcos, mas estamos em busca de soluções, além das agendas municipalista, estive acompanhado do deputado Júlio César, visitando o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Saúde, a Comissão que trata sobre royalties do petróleo, na esplanada dos Ministérios com o secretário Padilha, tratando justamente da liberação de emendas e de mais recursos para o município de Padre Marcos”, explicou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-98-1024x682.jpeg

Fonte e imagens: Cidades na Net.