Padre Marcos realiza Semana do Bebê e intensifica cuidados integrais das crianças

25/08/2023

Uma série de ações estratégicas com foco na melhoria das condições de vida das crianças estão sendo desenvolvidas ao longo desta semana no município de Padre Marcos.

Teve início na segunda-feira, 21, e segue até amanhã, sexta-feira, 25 de agosto, a Semana do Bebê, uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil.

A Semana do Bebê é realizada pela Prefeitura Municipal, de forma intersetorial, com a participação de órgãos como as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Em Padre Marcos, a Semana do Bebê integra o calendário de eventos do município. Anualmente, durante uma semana, as ações em prol da primeira infância são intensificadas, quando ocorrem discussões intersetoriais por meio de atividades como palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades lúdicas e culturais, dentre outras.

Nesta quinta-feira, 24, no Centro Social, foi realizada mais uma ação, tendo como público alvo os profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social. Na pauta, o atendimento humanizado dos profissionais com um olhar acolhedor e escuta eficiente aos usuários dos serviços.

A temática foi abordada pela psicóloga do NASF, Leydiani Carvalho, que indicou a necessidade de construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si. Em sua fala, a palestrante pontuou que o usuário, ao buscar uma instituição, encontra-se fragilizado e inseguro, e que a forma com que ele é acolhido no atendimento, desde o primeiro contato, faz toda a diferença.

Leydi deu dicas de como realizar um atendimento humanizado, destacando pontos como a ética profissional, o tratamento individualizado, o respeito às diferenças, o entendimento do sofrimento do paciente, o contato visual, paciência e dedicação.

Durante a palestra, os participantes, divididos em grupos, discutiram sobre a temática abordada e, ao final, compartilharam entre todos o que foi discutido e a análise de cada grupo.

No evento, os secretários das pastas envolvidas, Lucicleide Dias (de Assistência Social), Eraldo Carvalho (de Educação) e Maria Lúcia (de Saúde), reforçaram a importância da Semana do Bebê, destacando o que tem sido feito em prol da primeira infância.

O prefeito José Valdinar da Silva participou da ação. Em entrevista, o gestor reafirmou que a primeira infância é uma prioridade da sua gestão e que tem sido desenvolvido um trabalho, sobretudo, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

O gestor deu exemplos de políticas públicas em cada pasta. “A gente tem feito um trabalho dentro da Secretaria de Educação com o pacto pela primeira infância, com atendimento por meio dos berçários e creches. Na Saúde temos, por exemplo, o acompanhamento desde a gestação. Na Assistência Social podemos citar o programa Criança Feliz, que atende hoje a 220 crianças em situação de vulnerabilidade social. Então, são muitas as ações as crianças de zero a doze anos.”

Valdinar destacou que a Semana do Bebê simboliza e dá maior evidência ao trabalho que, segundo ele, é permanente. “Na Semana do Bebê tem essa mobilização maior, as ações são intensificadas, a gestão dá maior visibilidade, mas esse cuidado, essas políticas públicas, elas são permanentes e acontecem durante todo o ano.”

Dentre outros, também estiveram presentes o presidente da Câmara, Iranildo Carvalho; os vereadores irmão Adão e Antônio Chiquinho; a mobilizadora do NUCA, Ana Meire Macedo; a secretária de Administração, Thuanny Mikaela; Luana, representando o Conselho Tutelar; Hérickson Renato, representando os adolescentes do NUCA; Anatálio Silva, coordenador do Bolsa Família; e Janaína Alencar, coordenadora da Atenção Básica.

Fonte e imagens: Cidades na Net.