Prefeito Valdinar participa da cerimônia de adesão a programas com foco na educação

13/09/2023

Em Teresina, o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, participou da solenidade de adesão do Governo do Piauí a três programas do MEC, com foco na educação básica.

A solenidade aconteceu no Centro de Convenções, na tarde desta segunda-feira, 11 de setembro, e contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, do governador Rafael Fonteles e do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, dentre outras autoridades.

Na ocasião, foi lançado os três programas do MEC e a assinatura do governador Rafael Fonteles aos respectivos termos de adesão do Piauí ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral.

Os programas federais fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira e estão atrelados ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Na oportunidade, foi anunciado um investimento de R$ 120 milhões para a retomadas de obras inacabadas no Piauí, que possui um total de 170 obras inacabadas e paralisadas, em 100 municípios.

O prefeito de Padre Marcos Valdinar Silva, falou sobre a relevância dos programas para educação. “Um dos mais importantes investimentos de uma gestão é na educação, pois é através dela que municípios, estados e país se desenvolvem e, vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e tem surtido resultados positivos em Padre Marcos. Então, é motivo de orgulho e alegria estarmos participando desse evento e reafirmando nosso compromisso de trazer mais avanços para a educação de Padre Marcos”, afirmou.

Vale ressaltar que recentemente a Educação de Padre Marcos, que tem à frente o secretário Eraldo Gomes, foi destaque ao obter os melhores índices entre os 224 munícipios de Estado do Piauí, ocupando o 2° lugar na Qualidade do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com nota 7,75, e atingindo o 1º lugar no ranking estadual com nota 8.08, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O evento contou ainda com as presenças de outros prefeitos, como Ademar Carvalho de Belém do Piauí, Naerton Moura de Sussuapara, além de secretários municipais de Educação, estudantes e professores.

Programas

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, promovendo a qualidade do ensino nas séries iniciais do ensino fundamental.

O Programa Escola em Tempo Integral visa ampliar o ensino em tempo integral nas escolas públicas, proporcionando uma educação mais abrangente e de alta qualidade, que inclui ensino profissionalizante e técnico.

O Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinado à Educação Básica, tem como objetivo retomar e concluir obras de infraestrutura educacional, garantindo melhores condições para a educação básica.

Fonte e imagem: Cidades na net.