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Educação de Padre Marcos promove Percurso Formativo do PPAIC e aborda "Escola como Espaço de Aprendizagem e Inclusão"

14/09/2023

“A Escola como Espaço de Aprendizagem e Inclusão”. Esse é o tema do Percurso Formativo do PPAIC – Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos.

A formação aconteceu nesta quarta-feira, 13 de setembro, na Câmara Municipal. Participaram do encontro formativo, além da equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos Iniciais do Ciclo de Alfabetização.

O Percurso Formativo tem como objetivo levar mais conhecimento aos educandos, como também refletir sobre o papel de uma escola inclusiva, e a relação entre as diversidades na sociedade e, principalmente, na escola.

Durante a formação, ainda foi discutido o processo de inclusão escolar e o que ele representa, assim como os seus principais desafios, tendo como finalidade eliminar barreiras, a discriminação, dentre outros aspectos que dificultam ou impedem o direito do conhecimento e aprendizagem de todos na escola.

O ponto alto do evento, foi a palestra ministrada pela professora especialista em Educação Especial e Inclusiva, Janaiane dos Anjos Silva, que abordou o tema “Inclusão na mudança do olhar”, de forma dinâmica e reflexiva.

Janaiane é mãe do Carlos Gabriel, que tem espectro autista, e estava presente no evento, também contribui com a palestra. A professora que é da cidade de Campo Grande, além do conhecimento pedagógico repassou para os profissionais sua vivência como mãe atípica.

“O intuito é tocar os profissionais com outras formas de olhar, com o olhar de fazer a diferença, de levar possibilidades, de saber o quanto a educação pode ser boa e pode ser ruim para uma criança que está fora do processo da educação. A inclusão precisa ser vivida não somente dentro da sala de aula, ela precisa ser enturmada, necessita fazer parte desse processo, estar dentro da estrutura educacional em que as crianças e as famílias sejam vistas com olhar de respeito, de afeto e não de discriminação, mas sim de possibilidades e principalmente não duvidando do potencial, todos nós temos um potencial e as crianças com deficiências elas tem um potencial a mais e, é por isso que elas tem uma deficiências, porque são tão há mais que precisam desse nomenclatura”, afirmou.  

Janaiane ainda enfatizou que falar de inclusão é uma missão de vida. “A semente da inclusão tem que ser semeada mais vezes. A gratidão, a fé, o apego a vida têm que ser transmitidos a todas as pessoas. Eu semeio no coração de um e outro semeia no outro e faz a rede do bem, a rede da inclusão”, finalizou.  

Para o secretário de Educação, Eraldo Gomes, a escola é o espaço fundamental para serem construídos os cidadãos do amanhã. “Precisamos cada vez mais sermos orientados e capacitados a conviver com as diferenças, respeitando os outros que estão ao nosso lado, para construir uma sociedade digna, democrática e principalmente inclusiva. Ressaltamos que ‘Inclusão’ engloba uma educação para todos, centrada no respeito e valorização das diferenças”, destacou. 

Ainda segundo o gestor, a inclusão escolar de qualidade é o caminho ideal para se construir uma sociedade para todos para que possam juntos na diversidade humana, cumprir seus deveres de cidadania e assim beneficiar-se dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e de desenvolvimento. 

O Programa no município é coordenado por Gorete Leal e tem como formadoras Maria Luzimar de Carvalho e Maria Lucilene da Silva Dias.

 

 

 

Fonte e imagens: Cidades na Net.