Dia da Árvore é celebrado em Padre Marcos com diversas ações de conscientização ambiental

26/09/2023

Neste dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Para conscientizar sobre a preservação das árvores, e seu papel fundamental para a vida no planeta, as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Padre Marcos promoveram, por meio das escolas da rede municipal, diversas ações de conscientização ambiental.

Com o tema “Cuidar das árvores é cuidar do amanhã!”, a ação tem como objetivos estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição, buscar plantar em cada criança e adolescente a semente da consciência ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes de que um futuro melhor se constrói preservando, pois preservar é amar e desenvolver atitudes concretas de preservação ambiental.

As atividades, voltadas para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, professores e a comunidade escolar em geral, visam a participação e a conscientização dos mesmos sobre a preservação e o cuidado com as árvores, quando foram desenvolvidas ações que retratam oportunidades para que todos tomem consciência a respeito da preservação das diferentes espécies e do papel de cada um sobre a temática.

Foram desenvolvidas de forma dinâmica, educativa e lúdica atividades de classe e extraclasse que permeiam a busca pela melhoria do planeta como passeio ecológico, plantio de árvores, contação de histórias, dramatização, piquenique, teatro, dentre outros.

Dentro dessa temática, a Unidade Escolar Municipal Margarida de Jesus Alencar, mais conhecida como Creche e Pré-Escola Tia Guida, promoveu uma aula de campo e atividade em ambiente escolar, que contou com visitação a um espaço arborizado onde há o cultivo de plantas e hortaliças e desenvolvimento de atividades de artes, respectivamente, visando apresentar para aos alunos os vários tipos de árvores, quando foi abordado o tema “Partes da árvore e suas funções”.

A aula de campo aconteceu na localidade Batatas, na zona rural de Padre Marcos, onde os alunos foram recepcionados pelo proprietário do cultivo, que mostrou todo a extensão da plantação e variedades de produtos cultivados e explicou detalhadamente como se dá as fases de cultivo das plantas, quais as ferramentas utilizadas, os insumos, as etapas de espera entre o plantar e o florescer.

Em seguida, as professoras trabalharam de maneira didática sobre cada parte de uma árvore. Os alunos participaram atentamente da explanação e atuaram de maneira interativa com o quê foi proposto, fazendo indagações e compartilhando de ideias e opiniões.

Já a Escola Davi Severiano, com sede no povoado Riacho do Padre, promoveu um piquenique ao ar livre, quando foi compartilhado histórias sobre as árvores e sua relevância. Na ocasião, foi plantado uma árvore em determinada área seca do povoado.

Os alunos também tiveram a oportunidade de se envolver de maneira prática em que prepararam pratos com frutas frescas, enquanto saboreavam as criações, eles puderam aprender sobre a importância das frutas para a saúde. Além disso, a experiência prática reforçou a conexão entre uma alimentação saudável e a preservação do meio ambiente, destacando como as escolhas alimentares podem ter um impacto positivo tanto em nossa saúde quanto no planeta.

Além dessas atividades, a escola realizou apresentações e teatro para envolver os estudantes de maneira criativa na celebração do Dia da Árvore. Inspirados pela citação de Helen Keller, que disse: “A natureza é o guia de nossas vidas”, as apresentações destacaram a importância da natureza para vida e como as árvores desempenham um papel vital na proteção do planeta.

As representações artísticas ajudaram a transmitir a mensagem de preservação ambiental, inspirando os alunos a se tornarem defensores ativos da natureza.

As atividades desenvolvidas permitiram a conscientização e reflexão dos alunos, profissionais envolvidos e de toda a comunidade em geral sobre a importância das árvores para a vida humana e preservação do meio ambiente como um todo.

Fonte e imagens: Cidades na Net.