Notícias

Padre Marcos realiza treinamento sobre protocolo de Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência

06/11/2023

Visando aprimorar as políticas públicas voltadas à infância e adolescência, o município de Padre Marcos instituiu o sistema de Escuta Especializada, voltado às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O protocolo foi estabelecido através da nova Lei 670\2023, que alterou o texto da Lei 637\2019, que dispõe sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, no âmbito do município.

A Lei 670 estabelece o sistema de Escuta Especializada, e o Depoimento Especial, sem dano às vítimas, protocolos que vão contribuir para o registro das demandas de casos de violência envolvendo a criança e o adolescente.

A alteração da lei foi discutida através de reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comissão Intersetorial da Criança e do Adolescente, além dos Poderes Executivo e Legislativo.

Agora, o município está realizando o treinamento dos profissionais da rede de proteção, para que sejam produzidos dados concisos da real demanda existente no território do município.

Como parte desse trabalho, foi realizado nesta sexta-feira (03), um momento de discussão e diálogo sobre esses protocolos, com a participação dos gestores escolares, diretores e coordenadores, sendo desenvolvido um treinamento para a utilização do protocolo de escuta especializada.

O treinamento foi conduzido por membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, a psicóloga, Thuany Mikaela, a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Janaína Alencar, o presidente do CMDCA, Anatálio Silva, Luana Sousa, presidente do Conselho Tutelar e a secretária de Saúde, Maria Lúcia. O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, também participou do evento.

O treinamento se estenderá a outros profissionais que integram a rede.

 

 

 

 

 

Fonte e imagens: Cidades na Net.