Padre Marcos é premiado pela qualidade dos serviços de Educação e Saúde

13/11/2023

O município de Padre Marcos foi premiado na noite desta quinta-feira (8), em Teresina, na 3ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

O concorrido evento foi realizado no auditório do Sesc Cajuína e contou com a participação de prefeitos de vários municípios do Piauí.

Padre Marcos, situado a 394 km ao sul de Teresina, foi premiado em duas categorias entre os municípios do Piauí com menos de 30 mil habitantes, em reconhecimento das boas práticas de gestão pública implementadas para melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos e transformar a realidade do município.

No pilar da Educação, Padre Marcos ficou em segundo lugar no Estado. No pilar Saúde e bem-estar, o município ficou em terceiro lugar.

A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila, uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. Com 6 pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas.

Os prêmios foram entregues por representantes do Grupo Bandeirantes, e recebidos pelo prefeito José Valdinar e pelos secretários de Educação, Eraldo Gomes, e de Saúde, Maria Lúcia. Uma comitiva do município também participou da premiação.

O prefeito do município comentou sobre mais esse prêmio recebido pela sua gestão a partir dos índices do município nas duas áreas.

O gestor destacou que o município tem avançado na qualidade dos serviços públicos. “É um dever de cada gestão cada vez mais melhorar as ações de desenvolvimento social. E a gente não consegue fazer isso sem antes pensar na educação como princípio. As crianças são o nosso amanhã. E, também, na saúde, que é cuidar das pessoas e promover o seu bem-estar.”, disse.

O gestor salientou que são cerca de 186 pequenos municípios, com coeficiente 0.6. “A gente fica muito satisfeito por estar entre os três melhores na saúde e entre os dois na educação, por ver que realmente o papel da gestão está sendo feito nessas duas áreas essenciais.”

Valdinar enalteceu o trabalho das equipes e agradeceu aos servidores pelo trabalho que vem desenvolvendo. “Compartilho esses prêmios com as equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Nós temos servidores realmente comprometidos, que trabalham com amor, que fazem com que as coisas aconteçam. Isso dá um gás para que a gente possa continuar cada vez mais nesse entusiasmo, evoluindo e crescendo cada dia mais para termos um município cada vez mais organizado, e uma gestão com sua essência voltada para aqueles que mais precisam, para aqueles que mais necessitam.”

Fonte e imagens: Cidades na Net.