Notícias

Rota entre Jaicós, Padre Marcos e Belém incentiva o turismo regional; cidades recebem representantes do estado e de 16 municípios

17/11/2023

Em uma ação que tem o intuito de incentivar e desenvolver o turismo de forma regional, foi apresentada, nesta terça-feira, 14 de novembro, a “Rota do Padre Marcos de Araújo”, roteiro turístico que inclui as cidades de Jaicós, Padre Marcos e Belém do Piauí.

Para apresentação da rota, e também a Assembleia Geral Ordinária do Polo Histórico Cultural, os municípios contaram com a presença de Alex Albuquerque, diretor de Turismo do Estado do Piauí, Alberita Nunes, coordenadora regional do turismo, e a turismóloga e técnica da SETUR, Carmen Lúcia Melo, prefeitos de Jaicós, Ogilvan Oliveira, Padre Marcos, Valdinar Silva, Belém do Piauí, Ademar Carvalho, Alegrete, Lila Alencar e secretários e representantes de um total de 16 municípios.

Caridade do Piauí, Inhuma, Marcolândia, Alegrete, Massapê do Piauí, Fronteiras, Patos do Piauí, Vila Nova, Vera Mendes, Cajazeiras, Francinópolis, Pimenteiras, Regeneração, Amarante e Oeiras, foram as cidades representadas.

A abertura da programação aconteceu em Jaicós, em frente à sede da Prefeitura Municipal. O anfitrião, prefeito Neném de Edite, agradeceu aos presentes. “Gostaria de agradecer a todos, sejam bem-vindos a nossa cidade. Agradecer a presença do representante do governo do estado. Estamos aqui para um dia voltado a conhecer um pouco sobre a história de Jaicós, Padre Marcos, Belém. Espero que seja um dia proveitoso e nós estamos aqui a disposição para contribuir para o desenvolvimento da nossa terra, dos nossos municípios vizinhos, no turismo e demais áreas”.

Saindo da sede do Executivo, teve início a rota, que em Jaicós, foi guiada pelo jornalista e pesquisador, Ivo Farias. O grupo passou pelo prédio onde funcionou o Ginásio Padre Marcos, e também pelo cruzeiro instalado na “ladeira da serra”, em frente ao popular “Calçadão”.

O grupo também conheceu o centro histórico de Jaicós. Uma das visitas foi à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, símbolo histórico da cidade. A igreja foi construída pelo Padre Marcos Araújo. A sede do Fórum da Comarca de Jaicós foi outro local onde os visitantes estiveram.

Da “Terra do Galo”, a rota seguiu para a “Terra da Boa Esperança”, Padre Marcos, onde o trajeto se fez pelo “Marco Zero”, localizado no Centro da cidade, o prédio da primeira indústria e o “Santuário da Boa Esperança”.

Na cidade, também foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores, onde o vice-prefeito e pesquisador, Valdo Benedito, fez uma apresentação sobre o intuito da “Rota do Padre”: Educação, Memória e Fé nos sertões de dentro do ‘Piauhy” – revivendo o passado e construindo o futuro.

“Visamos inicialmente, enfatizar a rota do “Padre Marcos de Araújo Costa”, com base na história desses três municípios, que possuem um vasto patrimônio histórico, cultural e natural, para ser explorado e compartilhado com toda região, dentro de um projeto de governança comum, inicialmente a esses três municípios, onde a atuação do Padre Marcos como sacerdote, educador e político, teve um destaque maior. Em Jaicós, Pe. Marcos foi o primeiro presidente da Câmara, construiu o prédio, ajudou a construir a Igreja Matriz. Em Padre Marcos, qualquer estudioso sabe a importância que teve a “Escola do Padre Marcos, e também existe uma contribuição religiosa muito forte neste município. E Belém do Piauí, que se faz representar nessa rota através da furna, segundo Homero Castelo Branco, Pe. Marcos costumava ir para lá pra rezar […]. Revivendo o passado e construindo o futuro, é a mensagem que estamos a passar para todo o Piauí. É nosso dever homenagear o sagrado esforço dos que nos antecederam na luta pelo engrandecimento da terra piauiense” falou.

No evento, Padre Marcos também fez a entrega de placas com a representação em forma de mapa da “Rota do Padre”, aos representantes de todos os municípios presentes.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, destacou a alegria pelo momento e a importância da valorização da história. “Para nós é um momento de alegria. Estamos hoje tentando resgatar uma história perdida no tempo há 300 anos. Aqui vocês vão ver um acervo contado, que a gente pretende resgatar, retratar, através de museu e de pontos de turismo. Quero agradecer a todos que estão aqui, representando a Secretaria de Turismo, o Governo do Estado, os municípios do roteiro. Dizer que, essa região ainda é pobre de cultura. Quando a gente fala de turismo, de cultura, ainda são coisas que ficam ao léu. Acredito que a gente não tem como construir um presente e futuro forte, sem antes entender o que aconteceu no passado, quais são nossas raízes, quem contribuiu para o desenvolvimento do nosso estado. Por isso, temos que resgatar a história, incentivar o turismo”.

O prefeito também falou um pouco sobre a história do Padre Marcos de Araújo, destacando sua contribuição para a educação e também como sacerdote e político.

Alex Albuquerque, diretor estadual de turismo, enfatizou a importância da atividade turística e disse que a secretaria está a disposição para apoiar as ações na área. “É uma imensa alegria estar aqui. Gostaria de agradecer a receptividade. Nosso governador, Rafael e o secretário Pablo, acreditam no desenvolvimento do Piauí e do turismo. Dizer que, turismo é um negócio. Ele traz renda, consegue agregar valores. Precisamos pensar no turismo de maneira regional e não isolada. Pretendemos implantar a instância de governança regional, para trabalharmos o turismo de forma profissional, para que os atores que compõem essa cadeia aqui na região, possam se profissionalizar, com guias, condutores, receptivo local, equipamentos. E a Secretaria de Turismo vai estar presente para qualificar essas pessoas, apoiar no que for preciso”.

Ele ainda enalteceu a iniciativa da “Rota do Padre”. “Fiquei maravilhado em entender, ouvir um pouco da história do Pe. Marcos, que foi um homem a frente do seu tempo, porque ele construiu, ensinou, trouxe um legado para essa região. E prefeito Valdinar, você está de parabéns por transformar essa realidade. Eu sei que muito vai ser feito por essa região. Esse roteiro vai de fato conseguir agregar valor, para o turismo o nosso estado. Que o apoio da Secretaria de Turismo possa ser fundamental para que a gente possa construir essas pontes, desenvolver essas ações. Nossa SETUR está de portas abertas para ouvir e receber as demandas”.

Após a reunião, o grupo seguiu para a cidade de Belém do Piauí, onde foi feita uma breve apresentação do Plano Urbanístico, e em seguida a Assembleia Geral, que teve como pauta a avaliação das ações realizadas no período e a eleição dos integrantes da diretoria e conselho fiscal da Instância de Governança Regional (IGR).

 

 

 

 

 

Fonte e imagens: Cidades na Net.