Saúde atua na prevenção ao câncer de próstata e disponibiliza atendimento para 600 homens em Padre Marcos

29/11/2023

Para conscientizar, prevenir e promover a saúde do homem, a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações do ‘Novembro Azul’, campanha de prevenção ao câncer de próstata.

A campanha iniciou na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Saúde e seguem até a quinta-feira (30), com atendimentos e informações para público masculino.

Estão sendo realizadas ações estratégicas e preventivas para a população masculina residente na cidade e na zona rural do município. A expectativa é atender a cerca de 600 homens com idade entre 50 e 65 anos.

Neste primeiro dia, os atendimentos são voltados para os homens da cidade, da Equipe 1 da Estratégia de Saúde na Família. Na quarta-feira, 29 de novembro, o público alvo são os homens da Equipe 3, da região do povoado Canto Alegre, e na quinta-feira(30), para a população masculina da região do Riacho do Padre, assistida pela Equipe 2.

As atividades iniciam com uma roda de conversa informativa, conduzida pela coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Janaína Alencar e enfermeira Concita Feitosa. Logo após acontece a coleta de sangue para a realização do exame PSA Total, um dos principais para o diagnóstico, seguida de uma café da manhã.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0951-2.jpg

Em entrevista, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, destacou que a campanha busca incentivar o público masculino a se cuidar. “A iniciativa visa conscientizar a população masculina a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A prevenção é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura, daí a importância dessa ação, principalmente se tratando do público masculino que tem uma maior resistência para procurar os serviços de saúde. Por isso, a necessidade desse evento, para que a gente possa promover a saúde do homem”, explicou.

O gestor ainda enfatizou o trabalho voltado para a prevenção, realizado pela Secretaria de Saúde, não somente nessa, mas em todas as campanhas promovidas, bem como todo acompanhamento feito pela pasta quando há o diagnóstico de doenças.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, frisou que a ação visa promover à saúde masculina.  “Os homens têm resistência em procurar ajuda médica e a campanha vem justamente para alertá-los sobre a importância desse cuidado com a saúde”, disse.

Mais fotos:

Fonte e imagens: Cidades na Net.