Final de Campeonato e shows fortalecem os festejos do povoado Riacho do Padre; veja fotos

11/12/2023

O povoado Riacho do Padre, populosa comunidade situada no município de Padre Marcos, celebrou, neste mês de dezembro, os festejos da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. O evento religioso é uma tradição da comunidade que se repete há 28 anos.

Por nove dias, a comunidade católica se reuniu na igreja da comunidade em momentos de oração. Na noite desta sexta-feira, 08 de dezembro, foi celebrada a missa solene do festejo, presidida pelo padre Marcos Roberto, pároco local.

A celebração reuniu um expressivo número de fiéis católicos, e durante a missa solene, foi realizada a primeira Eucaristia de mais de 20 crianças.

Em entrevista, o sacerdote falou sobre o festejo. “É um momento muito forte na vida da comunidade, porque as famílias, elas se reúnem para celebrar a Palavra de Deus, viver a Eucaristia, participar da Eucaristia e, ao mesmo tempo, também se confraternizar enquanto família cristã.”, disse o padre.

Este ano, dentro da programação do festejo, foram realizadas quatro atividades, a noite de adoração, de vigília e louvor, a cavalgada e a missa com a participação dos vaqueiros, a celebração do batismo de crianças, e a primeira Eucaristia de mais de 20 crianças.

Paralelo à programação religiosa, a Prefeitura de Padre Marcos promoveu atividades esportivas e culturais que fortaleceram as festividades do povoado Riacho do Padre.

Campeonato

À tarde, no campo do povoado, aconteceu a final do Campeonato de Futebol Amador. A competição teve a participação de oito equipes – Baixio, Pé do Morro, Riacho, Munduri, Casa Nova, Caititu, Toque de Craque e Barra – com a participação de mais de 120 atletas e quase um mês de duração.

O título foi disputado entre as equipes Casa Nova e Caititu. No tempo regulamentar a partida terminou empatada, sem gols. Nos pênaltis, o time da Casa Nova venceu nos pênaltis por 6 a 5.

O campeão recebeu o prêmio de R$ 1 mil, e o vice, R$ 600. A premiação foi ofertada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, como forma de apoio e incentivo ao futebol amador.

A cerimônia de premiação contou a presença do prefeito José Valdinar, da primeira-dama Edilene Silva, do secretário de esporte, Soênio Ribeiro, da engenheira civil Williane Kelly, do vereador Bonifácio Dias, do desportista Yuri Jardel, dentre outros.

O prefeito Valdinar falou sobre a participação da gestão no fortalecimento das festividades do povoado Riacho do Padre com uma programação cultural. O objetivo, segundo ele, é movimentar a comunidade, proporcionando entretenimento e lazer para a população, bem como, movimentar a economia local.

“A nossa gestão tem participado do desenvolvimento do povoado Riacho do Padre, e não só com a realização de obras e serviços públicos, mas, também, com a realização de eventos como estes, o Campeonato, a festa na praça encerrando as atividades dos festejos do povoado Riacho do Padre.”, disse o gestor.

Festa

À noite, outro momento da programação cultural promovida pela Prefeitura Municipal, os shows em praça pública. Quatro atrações se apresentaram no palco do evento, Lucas Barão, DJ Júnior, Ariela Ribeiro e Adelson Santos.

VEJA TODAS AS FOTOS