Padre Marcos empossa nova composição do Conselho Tutelar para defender direitos de crianças e adolescentes

11/01/2024

Escolhidos por meio do voto popular em eleição realizada em outubro de 2023, os conselheiros tutelares do município de Padre Marcos foram diplomados e empossados na tarde desta quarta-feira, 10 de janeiro.

A cerimônia de posse aconteceu no Centro Social Urbano, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A nomeação da nova composição do Conselho Tutelar de Padre Marcos marca o início de um novo período na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

No município, também conhecido como a “terra da boa esperança”, o Conselho Tutelar é formado por cinco membros titulares e seus suplentes.

Na cerimônia, foram empossados nos cargos de conselheiros Ocimária Maria Carvalho Macedo, Renata da Silva, Maria da Cruz Dias da Silva, Clébson Elisson de Araújo e Luana Luciene de Sousa. Na oportunidade, também foram diplomados, presencialmente, as suplentes Rosiana Maria da Conceição e Aparecida Benedita Alves.

Durante o mandato de quatro anos, que se estende até de janeiro de 2024, os conselheiros têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, agindo a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes. Eles também têm a competência de fiscalizar, independentemente de haver ou não denúncia.

O prefeito do município, José Valdinar, definiu o ato de posse como um compromisso coletivo com o futuro do município, em prol da construção de uma sociedade mais justa e segura a população infanto-juvenil.

“Hoje vocês assinam o termo de posse, e também de compromisso e responsabilidade institucional de acompanhar as nossas crianças, os nossos adolescentes do nosso município, que deve ser feito com um olhar vigilante. Mas esse compromisso não é só do Conselho Tutelar, mas de todos nós. A responsabilidade começa na família, e é compartilhada também com o Conselho Tutelar, que deve construir essa parceria com a família, com a Assistência Social, com as instituições como a Polícia Militar, Ministério Público e a Justiça, para que essa política pública de proteção se concretize.”, disse. Em sua fala, o gestor parabenizou aos conselheiros titulares e suplentes e desejou um mandato exitoso.

Na posse, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, fez um breve discurso em tom de agradecimento. “A palavra de ordem hoje é gratidão. Ao prefeito por todo o apoio durante todo esse processo, como também em todas as ações. Ao CMDCA por todo o trabalho desenvolvido e por ser esse conselho atuante.”, disse.

A gestora também se dirigiu aos novos conselheiros tutelares. “Meus parabéns pela vitória. Que o Senhor abençoe, dê sabedoria e discernimento a vocês nessa nova jornada. A gente sabe que vocês têm pela frente um trabalho de grande responsabilidade, de cuidar e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. A gente, enquanto Secretaria, o CMDCA, vai estar dando esse apoio e suporte na luta pelas nossas crianças e adolescentes.”, afirmou.

Ocimária Macedo, que foi reconduzida ao cargo de conselheira tutelar do município, ao iniciar um novo mandato, pediu bênçãos a Deus, e paz e harmonia nos lares das famílias de Padre Marcos.

“Deus sabe o quanto a gente se compromete, se dedica para enfrentar e desempenhar essa missão concedida por Deus e pela população, que a nós confiou o seu voto para zelar dos direitos das crianças e adolescentes. Então, consagremos ao Senhor, e os nossos planos serão bem sucedidos.”, disse ela.

Durante a cerimônia, as conselheiras que encerraram o mandato, Marielle Matos e Aparecida Benedita, foram homenageadas pelos colegas conselheiros.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do CMDCA, Anatálio Antônio da Silva; o vice-prefeito Valdo Benedito; a primeira-dama Edilene Silva; o presidente da Câmara Municipal, Iranildo Carvalho, e os vereadores Adão José da Silva, Antônio Chiquinho, Helton João, José Augusto e Emanuela Lima; a engenheira civil Wiliane Kelly; Maria Isadora, representando as crianças e adolescentes do município; os secretários Erimar Carvalho (de Transportes), Thuanny Mikaela (de Administração) e Maria Lúcia da Silva (de Saúde); Gracilene Perpetua de Carvalho, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; dentre outros.

Fonte e imagens: Cidades na Net.