No dia do aniversário de Padre Marcos, ato cívico e competições esportivas movimentam a cidade

19/01/2024

Nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro, Padre Marcos, conhecida como o berço da educação no Piauí, completa seus 60 anos de emancipação política. Ao longo da manhã, diversas atividades foram realizadas para comemorar a mais importante data do calendário local.

A população da cidade foi acordada com a alvorada festiva realizada pela banda marcial, que percorreu algumas ruas do centro da cidade e anunciou a chegada da terceira idade da terra da boa esperança.

Na sede do Poder Executivo Municipal, aconteceu o tradicional ato cívico de hasteamento das bandeiras, conduzido pelo prefeito José Valdinar, pelo vice-prefeito Valdo Benedito, e o presidente da Câmara, vereador Iranildo Carvalho. O hasteamento foi realizado ao som do hino municipal, tocado pela banda marcial.

Na oportunidade, também foi cantado os parabéns para Padre Marcos, ao som do grupo de flauta doce, que fruto das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Lá, também aconteceram os pronunciamentos, quando os oradores enalteceram a história do município. Em seguida, foi servido o café da manhã comunitário e realizado o corte do bolo, que trazia uma homenagem aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos do município.

Em seguida, foram realizadas as competições esportivas na modalidade corrida rústica, disputada nas categorias masculino e feminino. A largada aconteceu na rodovia estadual PI 243, e a chegada na principal avenida da cidade.

Outro momento divertido e bastante aguardado pela comunidade foi o ‘Pau de Sebo’, uma brincadeira que consiste em subir no topo de um mastro de madeira com cerca de 10 metros de altura, com o objetivo de alcançar o prêmio.

O ‘Pau de Sebo é uma atividade recreativa típica do Nordeste brasileiro e que em Padre Marcos acontece anualmente dentro da programação do aniversário da cidade. Um grupo de amigos formou uma pirâmide humana e conseguiu chegar próximo ao topo do mastro, sendo considerados vencedores.

Ao final das competições, a Prefeitura Municipal realizou a premiação dos vencedores.

A programação contou com a participação de um expressivo número de pessoas. Dentre outros, autoridades como o prefeito, vice, a primeira-dama Edilene Silva, a engenheira civil Williane Kelly, os vereadores, secretários municipais, dentre outros.

Em entrevista, o prefeito José Valdinar expressou a alegria de estar à frente da gestão neste momento em que o município completa 60 anos.

“É uma data muito especial. São seis décadas de uma bonita história, e para mim é uma alegria muito grande fazer parte dessa história de lutas e de conquistas de muitos, e hoje estar à frente da gestão de um município tão importante como como é o município de Padre Marcos.”, disse.

O gestor afirmou que são muitas as responsabilidades e reafirmou o compromisso de continuar lutando por mais progresso e dias ainda melhores.

“Vamos seguir trabalhando, acordando bem cedinho, atendendo os anseios, desejos, os pedidos da população, estando mais próximo do povo, arrumando mais obras para a nossa cidade e interior, fazer mais parcerias com o Governo do Estado, Governo Federal, reforçar sempre essa parceria de resultado com os nossos deputados estaduais e federais, Georgiano e Júlio César, a nossa senadora Jussara e com todos que também quiserem o bem desta terra. […] A população pode ter certeza nós vamos estar turbinado para trabalhar em prol do crescimento da cidade de Padre Marcos e para o povo de Padre Marcos.”, pontuou Valdinar.

O município de Padre Marcos completa seus 60 anos vivendo um tempo marcado pelo trabalho e pelo desenvolvimento, que tem resultado em novas oportunidades e melhorias na qualidade de vida para a população.

Programação

A programação comemorativa segue à noite. Às 18h, em frente a Prefeitura Municipal, acontece a cerimônia de entrega de um trator com implementos agrícolas.

O ponto alto da programação será a festa do aniversário da cidade quando a cidade deverá receber milhares de pessoas do próprio município e visitantes.

Três atrações se apresentarão no palco cultural – Lamarck Macedo, Tarcísio do Acordeon e a dupla Gustavinho e Haroldinho. A festa tem início às 22h e acontecerá em praça pública.