Independência do Brasil é comemorada com grande Desfile Cívico em Padre Marcos

11/09/2017

Para comemorar a Independência do Brasil, a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 7 de setembro, um grande desfile cívico pelas ruas da cidade. O evento contou com a participação de centenas de pessoas, dentre alunos e pais de alunos das escolas públicas municipais da sede e zona rural e as das Bandas Marciais de Padre Marcos, Francisco Macedo e de Marcolândia.

Um grande número de  pessoas assistiu o desfile em todo o percurso.

Participaram do desfile entidades religiosas, como as Igreja Católica e evangélica Assembleia de Deus, a Secretaria Municipal de Saúde, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Loja Maçônica Acácia a Boa Esperança,  e Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Acácia da Boa Esperança, a Ordem  Demolay Capítulo Antônio de Albuquerque, de Picos, e a Ordem Demolay Capítulo  Manoel Ferreira  de Sousa, de Jaicós.

O desfile teve início em frente à Secretaria de Educação, percorreu diversas ruas, fazendo uma parada em frente Prefeitura de  Padre Marcos para entoação do Hino Nacional, e encerrou com uma cerimônia na Praça Padre Marcos.

O desfile teve como tema geral “Padre Marcos Sustentável”, que foi trabalhado pelas escolas da Rede. A escola Municipal Cândida Macedo trouxe o subtema ‘Vivência valores’; escola estadual Constâncio Carvalho, sobre a ‘Sustentabilidade’; Davi Severiano, ‘Não ao desmatamento’; o pelotão da escola José de Moura Leal apresentou ‘O lixo que não é lixo’; as escolas José Jubelino de Macedo e Luís Lino Silva destacaram a ‘Alimentação Sustentável’; a escola estadual Francisco Luiz de Macedo apresentaram ‘O consumismo de consumismo te consome’; a escola privada Centro Educacional Padre Marcos, sobre ‘Trânsito Sustentável’; a Creche Tia Guida,  sobre  ‘Não ao desperdício de  água’. Os porta bandeiras representaram a bravura do homem do campo, que busca o progresso sem esquecer as origens.

Na cerimônia de encerramento, as bandeiras Brasil, Piauí e Padre Marcos foram entregues ao prefeito e vice-prefeito, e secretário de Educação, respectivamente. Logo após, os pelotões apresentaram suas temáticas ao  grande público presente.

Na oportunidade, a aluna da escola Cândida Macedo, Áurea Letícia, recebeu uma medalha bronze por ser vencedora nas Olimpíadas Brasileira de Matemática  de 2016,  em Padre Marcos. O ato foi conduzindo pelo coordenador regional da OMEP, o professor doutor em matemática, Enilson Miranda. Aluna recebeu também uma placa simbólica do secretário de Educação, Eraldo Carvalho.

Segundo o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, o objetivo do evento é  resgatar valores esquecidos ao longo do tempo e o amor a pátria. Ele agradeceu e destacou a importância da participação de todos. “Obrigado a todos os pelotões que contribuíram de forma muito positiva e abrilhantaram o desfile, onde gostaria de  destacar a banda Marcial, formada por alunos e ex-alunos das escolas  de Padre Marcos. Sinto muito orgulho de vê-los tão imponentes e comprometidos. Quero, também, agradecer ao prefeito Valdinar,  que não mediu esforços para nos apoiar e contribuir de forma direta da realização desse evento, mesmo  entendendo que o Brasil passa por problemas sociais e político, nos deixou transparecer que devemos nos orgulhar da nossa pátria. Meus agradecimentos, ainda, a toda equipe que faz a Educação”.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, fez um relato sobre a história de  como se deu  a Independência do Brasil, a importância o Dia da Pátria, abordando ainda assuntos relevantes.  Valdinar destacou ainda que seu trabalho é zelar pelo município.  “Meu dever como gestor é cuidar do nosso povo, mesmo com dificuldade e muita perseguição política, mas ando com Deus, e quem anda com Ele não está só, e não serão essas perseguições que vão tirar o meu foco de trabalhar pelo município”, disse o gestor.

O vice-prefeito Valdo Benedito expressou satisfação pela realização do ato cívico. “Acredito que vai ser resgatada essa data comemorativa que há muito tempo não se fazia, e que cada ano será melhor que o outro. É um prazer compartilhar com todos vocês essa oportunidade, de fazer parte desta gestão, onde posso assegurar a cada um de vocês que tem a preocupação de zelar pelo que é público, que está dando uma  resposta positiva a todos os que acreditaram quando  nos escolheram. E o que temos que fazer é honrar o voto que recebemos e mostrar a cada um o nosso compromisso de trabalhar por este município e seu desenvolvimento”, pontuou.

O gestor também falou sobre a Independência do Brasil e dificuldades que o País passa. “O Brasil se libertou de Portugal, mas é importante que se diga que povo brasileiro e dependente de muitas coisas, o povo brasileiro precisa se libertar da corrupção que reina neste País, é preciso que todos nós nunca percamos a esperança de viver num dias melhores. O Brasil não é dos corruptos, nem da quadrilha que foi instaurada no Palácio do Planalto para roubar o cidadão. Não podemos perder a esperança, próximo ano terá  eleição, oportunidade para se renovar”,  disse.

Além do prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, do Vice-prefeito, Valdo Benedito, e do secretário de Educação, Eraldo Carvalho, prestigiaram o evento a primeira dama Edilene Silva, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, o assessor jurídico José Benedito Neto, a presidente da Câmara, Emanoela Conrado, os vereadores Antônio Chiquinho, Irmão Adão, Iranildo Carvalho, Bonifácio Dias, Manoel Francisco de Carvalho, Williams Macedo, entre outras autoridades, além de todos os professores e equipe da gestão.

Mais fotos: