Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica em Padre Marcos

23/02/2017

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio  da  Secretaria de Educação, realizou  nesta quarta-feira, 22, na escola Margarida de Jesus Alencar (Tia Guida), a abertura da Jornada Pedagógica 2017.  O evento, que acontece de 22 a 24 de fevereiro, é um momento em que profissionais da educação partilham  ideias e trocam experiências em coletividade com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.

Durante os dias de Jornada, os educadores, gestores coordenadores e diretores  de escolas irão debater diversos assuntos e definir propostas que garantam o avanço da qualidade de ensino na rede municipal de ensino.

O prefeito Valdinar Silva participou na abertura do evento  e pediu aos professores compromisso e responsabilidade para melhorar a educação do município,   enfatizando que os mesmos  trabalhem em parceria com o poder público.

“Os pilares da educação são os professores, é de vocês que vai sair a esperança de dias melhores para nossas crianças e adolescentes. Padre Marcos é, historicamente, o berço da educação no Piauí, e hoje, está no ranking como umas das cidades com maior índice de analfabetismo. Então, queremos e vamos  durante esses quatro tentar resolver esse problema, melhorar nossos índices e oferecer aos padremarcoenses uma educação digna e de qualidade ”, disse.

Valdinar destacou que melhorou toda a estrutura física das escolas para proporcionar um local com mínimo de conforto para docentes e discentes. Afirmou ainda que vai valorizar os profissionais da educação, tratando a todos com direitos iguais, e promover momentos de conhecimento, cultura e lazer para os mesmos.

O  Secretário Municipal de Educação, Heraldo Carvalho, destacou que Jornada Pedagógica busca fazer uma troca experiências entre os palestrantes e docentes, para que assim possa contribuir para uma mudança qualitativa  no fazer pedagógico de todos,  e com isso, a educação ganhar novos rumos.

Heraldo enfatizou, ainda, que a educação do município  já teve alguns avanços. “Conseguimos reduzir o multisseriado, nucleando uma escola, e as escolas que ainda ficaram com multisseriado foram inseridos mais professores. Estamos melhorando a infraestrutura, com reformas em todas escolas, que vai proporcionar conforto aos alunos e professores. Além disso, foi  implantada uma creche para atender crianças de 0 a 3 anos”, disse.

A psicóloga Graça Moura ministrou uma palestra com o tema “Autoestima como instrumento de  sucesso  pessoal e profissional”. Segundo ela, trabalhar autoestima é muito importante. “Autoestima é assunto muito importante, porque é para vida, sem ela, as pessoas tem mais dificuldade. Auto estima é um sentimento de auto respeito, auto consideração, a gente tem que desenvolver isso por nós mesmos, independe dos outros. Então, pretendo tocar os núcleos de sensibilidade dos profissionais  para eles estabelecerem relações melhores com eles próprios  e  com os alunos”, disse.

Na programação da Jornada no dia 22, além da palestra com Graça Moura, uma explanação sobre o sistema de avaliação de ensino da Prova Brasil, Prova Ana e Provinha Brasil, com a professora  Jasmira Leal. No dia 23, palestras sobre educação inclusiva, com a professora Geovana Cardoso,  palestra sobre higiene vocal com o fonoaudiólogo Mauriceles Macedo, rodas de conversa com Dr. Milena Leal sobre o combate ao aedes aegypti, e elaboração de Plano de Ação. No dia 24, a formação para professores de Educação Infantil com a professora  Eliene Luz,  e planejamento com todas as escolas.

Participaram  do evento também, as secretárias de  Assistência Social, Maria Luciclede,  de Saúde,  Maria Lúcia, de Administração, Thuanny Mikaella, presidente do sindicato dos servidores Júlia Maria, assistente social Elciane Araújo, coordenadora do CRAS, Adriana Rodrigues,  professora Gorete Leal, técnica da secretaria de Educação, Maria Lucile, e todos o professores da rede de ensino.

Fotos: