PADRE MARCOS|Saúde Intensifica prevenção e controle ao Covid-19 nas Barreiras Sanitária

05/06/2020

em 05 de junho de 2020

O Prefeito José Valdinar da Silva por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Comitê de Gestão de Crise do Município de Padre Marcos instalaram barreiras sanitárias nas vias de acesso as entradas da cidade como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Esta ação é para proteger a população da entrada da doença no município e tem o objetivo também de orientar quem entra na cidade, sobre o novo coronavírus. Os condutores de veículos e motocicletas que entram na cidade são abordados pelas equipes formadas por profissionais de saúde, que realizam a medição de temperatura com termômetros digitais, entregam folder educativo e conversam com motoristas e passageiros. Os profissionais da educação e assistência social que ficam de plantão fazem uma triagem anotam o telefone, fazem perguntas e dizem que todas as informações estão sendo monitorados pela secretaria de saúde.

As barreiras sanitárias tiveram início no mês de abril e permanece até a presente data (05/06/2020). Já foram realizadas mais de 2.261 (Dois mil duzentos e sessenta e um) abordagens de pessoas, oriundas de aproximadamente 325 cidades, sendo dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, entre outros.

As pessoas que passaram pelas barreiras sanitárias, entram no município com a finalidades citada abaixo:

31,1% – Estavam de Passagem

47,2% – Comércio (Venda, compra e entrega de mercadorias)

21,7% – Outros (Cartório, Correios, Bancos, Casa de Parentes, etc)

Todas as informação são lançadas diariamente em um aplicativo, monitorado pela SMS.

Para ampliar a proteção contra a Covid-19, durante a abordagem das barreiras sanitárias, uma equipe especializada da Vigilância em Saúde realiza a desinfecção dos pneus dos carros com uma solução de água e hipoclorito.

Esta barreira foi instalada porque sabemos do aumento de fluxo de pessoas, que estão vindo de outras cidades. Não podemos proibir a entrada na cidade, mas tivemos que adotar medidas preventivas.” pontuou a Secretária Municipal de Saúde.

Prefeito Valdinar Silva

As barreiras é uma medida acertada da Prefeitura de Padre Marcos para evitar a propagação do coronavírus no município, pois os nossos profissionais estão empenhados nas ações de educação em saúde, orientado não só a população padremarcoense como também todas as pessoas que entram na cidade recebem orientações sobre as medidas de prevenção ao covid-19. “Ressaltamos, mais uma vez, a importância do uso das máscaras e a necessidade das pessoas ficarem em casa”, disse o Prefeito Municipal.

Veja fotos:

em 05 de junho de 2020

31,1% – Estavam de Passagem

47,2% – Comércio (Venda, compra e entrega de mercadorias)

21,7% – Outros (Cartório, Correios, Bancos, Casa de Parentes, etc)

Prefeito Valdinar Silva

Veja fotos: